Cearense lança livro em homenagem aos 50 anos de álbum dos Beatles

Fernando Benevides analisou oitavo álbum da banda britânica (FOTO: Arquivo pessoal)
O cearense Fernando Benevides, de 28 anos, lançará nesta quinta-feira (1º) o livro “A revolução do rock”. O evento ocorre às 19h, na Área de Eventos do Shopping Benfica, em Fortaleza. O exemplar analisa o oitavo álbum dos Beatles, o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, apontado pela crítica musical e por fãs de rock and roll como um “divisor de águas”.
“A revolução no rock” procura entender essa transformação analisando contexto histórico, concepção do álbum e gravação de cada faixa. Além disso, foi observada a repercussão do disco junto ao público, crítica e bandas do gênero. Tudo isso para conhecer as contribuições do Sgt. Pepper para a história do rock, as influências do álbum para o referido panorama musical.
O livro é resultado de uma pesquisa acadêmica defendida no curso de História da Uece em junho de 2013. Em homenagem aos 50 anos do álbum, o trabalho foi reeditado. Desta vez, com uma linguagem mais simples e menos teórica, voltada para o grande público. A leitura é indicada para todos que gostam de rock and roll e querem entender melhor como gênero se tornou o que é hoje.
“O livro foi pensado naqueles que querem entender como o rock se transformou no que é hoje, por isso é uma leitura indicada para todos que gostam do estilo ou de música em geral, e não apenas aos fãs de Beatles. Contudo, os beatlemaníacos, é claro, vão gostar!”, garante Fernando.
A obra está dividida em três capítulos. O primeiro fala da história do rock, o surgimento dos Beatles e dos acontecimentos que antecederam e influenciaram a produção do Sgt. Pepper.
O segundo fala como o disco foi pensado e o dia a dia da produção de cada música, além da elaboração da capa, famosa por ser cheia de elementos e conter o rosto de várias personalidades. 
Por fim, no terceiro capítulo, são apontadas as contribuições que o álbum trouxe para o rock, como isso impactou outras bandas do gênero e a própria indústria fonográfica. Antes de finalizar, é feita ainda uma discussão sobre o que é rock e como o Sgt. Pepper poderia ser classificado, uma vez que o disco foi bastante diferente de tudo o que vinha sendo produzido até então.
Serviço:
Lançamento do livro “A revolução do rock”
Data: 1º de junho de 2017
Horário: às 19h
Local: Área de Eventos do Shopping Benfica (Avenida Carapinima, 2200, Benfica)

Tribuna do Ceará 

Comentários

Mais Visitadas

Trinta Anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Geovane Saraiva

Parabéns, Padre Geovane!

Exposição traz obras do cearense José Ximenes

Michelle Bachelet será a nova chefe de direitos humanos da ONU

Deus, alimento e remédio