A cidade das avós

Ilustração de quadrinhos Nós somos todos bons
Ilustração do quadrinho Estamos todos bem 
A cidade que diz a uma criança nunca é a mesma que a cidade que conta com um velho. O primeiro geralmente coincide com a descoberta, independentemente de como essa cidade é. O segundo tende a se apressar em desencanto e perda. Raramente há descobertas nas cidades dos idosos, embora, como Baudelaire escreveu, "a forma de uma cidade muda mais do que o coração de um mortal".
A ilustradora Ana Penyas (Valência, 1987) vem desenhando há anos, isto é, analisando, investigando e examinando sua cidade. Ele atraiu a invasão de turistas ( Procurando por um site ), o tecido social das cidades ( Meus vizinhos ) ou o pequeno comércio que nada entre as duas águas do perigo de extinção e sua conversão em relíquia falsa ( Ultramarinos Turia ). Em seu último trabalho, o romance gráfico intitulado, com ecos do filme de Giuseppe Tornatore, todos somos bons, desenhou e escreveu sobre o regime de Franco, sobre a solidão, sobre as mudanças no campo da cidade e sobre a esperança e o desespero nas áreas urbanas de Alcorcón e Valência. E ele fez isso colocando-se nos olhos de suas avós Maruja e Herminia. São aquelas histórias femininas, tradicionalmente consideradas contextuais ou secundárias, que dão vida ao quadrinho que foi feito com o Prêmio Internacional de Novela Gráfica Internacional FNAC-Salamandra Graphic.
Por Somos todas mulheres bem desfiladas capazes de avançar uma família de cinco filhos e cinco crianças incapazes de cuidar de uma mãe. Parada de desprezo para aqueles que não tiveram acesso a uma educação por membros da família que têm alguém que tem acesso ao ensino superior, e isso mostra que a educação não é contagiosa. Dentro das casas destaca-se a empresa fiel e sonora que oferece a televisão e o consolo dos mesmos males nos bares e nos terraços do bairro.
É nesses momentos de pausa e solidão e nas cenas de quadrados públicos e bancos solitários, quando a vida urbana é tão semelhante à do povo. E é mais do que contar a história de suas avós, ou o momento da transição, Ana Penyas contornou uma série de anedotas que evocam e retratam esse tempo. Uma época em que, para uma família trabalhadora, qualquer cidade espanhola parecia uma cidade (a juventude de suas avós) e um tempo (a velhice da mesma mulher) em que, para qualquer pessoa idosa, a vida dentro de sua casa é tão importante quanto o que você pode ver na janela. No final, se você não construiu um mundo interno ao longo dos anos, se você não desenvolveu entusiasmo e passatempos, são as possibilidades que você tem para ir a falar ou reclamar ao bar ou ao banco da praça.

El País

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