Convém pensar

Gonzaga Mota*

Segundo Voltaire: "Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males". Dentro desta linha de raciocínio, sugiro ao leitor, para reflexão, concordando ou não, 14 citações de minha autoria: 1. É importante compreender que na vida qualquer ação deve ser realizada como se fosse o início, o final e a única vez. 2. A hipocrisia é uma atitude que revela a conduta dos fracos. 3. Os fundamentos éticos de uma justa nação formam a consciência crítica do cidadão. 4. A verdadeira liberdade encontra-se nas atitudes tomadas com dignidade. 5. Observar o futuro com paciência, coragem e fé é uma demonstração de sabedoria e maturidade.
6. Criticar sem um motivo verossímil é um comportamento desleal. 7. A arrogância, a inveja, a truculência e a vaidade são sentimentos frívolos, pois no mundo a ilusão prevalece. 8. Desde que na sua vida predomine o amor, ela não será breve, mas eterna. 9. A vitória sempre acontece quando as pessoas procuram uma travessia justa, solidária e verdadeira. 10. A esperança proporciona forças para se vencer as dificuldades e sofrimentos. 11. Na democracia a imprensa é para servir ao povo e não aos poderosos de plantão.
12. Pessoas que deveriam estar com a liberdade comprometida, não estão; outras que deveriam estar livres são prisioneiras. 13. Não faça julgamentos precipitados, pois a justiça é a base de qualquer sociedade. 14. Creia em Deus e tenha confiança em si mesmo; dessa forma serão abertos os caminhos para a felicidade. Assim disse Victor Hugo: "Admiro as pessoas que pensam, mesmo aquelas que pensam diferente de mim".

*Professor aposentado da UFC

Comentários

Mais Visitadas

MISTÉRIOS DE NESTOR

O ESPLENDOR DO CARMELO

Editoras de pequeno porte e autores independentes solidificam um nicho de mercado

Acordo entre UFRJ e BNDES dará novo papel cultural ao Canecão

Livro de Juliano Garcia Pessanha traz reflexões filosóficas e relatos