Pular para o conteúdo principal

Maratona Nerd de Ficção Científica será realizada no Cine Humberto Mauro

Já tradicional na programação do Inverno das Artes, público poderá acompanhar sessões simultâneas também no Passeio Niemeyer.


Entre os destaques, estão franquias responsáveis pela ascensão da cultura nerd ao mainstream, como a trilogia de De Volta para o Futuro e a quadrilogia de Jornada nas Estrelas.

Entre os destaques, estão franquias responsáveis pela ascensão da cultura nerd ao mainstream, como a trilogia de De Volta para o Futuro e a quadrilogia de Jornada nas Estrelas. (Divulgação/FCS)
A partir da temática nerd, o Cine Humberto Mauro realiza uma maratona de cinema como parte da programação do Inverno das Artes. Serão exibidos, ao longo de mais de 12h de programação, clássicos cults do universo cinematográfico dos anos 1980 e 1990. Entre os destaques, estão franquias responsáveis pela ascensão da cultura nerd ao mainstream, como Jurassic Park, a trilogia de De Volta para o Futuro e a quadrilogia de Jornada nas Estrelas, que fomentaram o fascínio geral por temas como viagem temporal, paleontologia, exploração interplanetária, ciência e tecnologia. 
Os filmes das sessões noturnas também serão exibidos de forma simultânea no Passeio Niemeyer, e um DJ irá embalar os intervalos entre as exibições. As sessões começam no meio da tarde de sexta-feira (27) e se prolongam até a manhã de sábado (28), incluindo um café da manhã às 6h para preparar os maratonistas para as projeções seguintes. 
MARATONA NERD FICÇÃO CIENTÍFICA | PROGRAMAÇÃO COMPLETA 
27/7 SEXTA-FEIRA
15h - De Volta para o Futuro, de Robert Zemeckis (Back to the Future, EUA, 1985) | Livre | 116’ 
Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais. 
17h15 - De Volta para o Futuro 2, de Robert Zemeckis (Back to the Future Part II, EUA, 1989) | Livre | 108’ 
O cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) leva Marty (Michael J. Fox) e sua namorada (Elisabeth Shue) para o ano 2015, com a finalidade de resolver uma questão familiar no futuro deles. Mas Biff (Thomas F. Wilson), velho inimigo da família, obriga-os a correrem contra o tempo (literalmente falando) para não alterarem os acontecimentos. 
19h15 - De Volta Para o Futuro 3, de Robert Zemeckis (Back to the Future Part III, EUA, 1990) | Livre| 118’ 
Após receber uma carta de Doc (Christopher Lloyd) datada de 1885, Marty McFly (Michael J. Fox) decide viajar para o Velho Oeste, no dia 2 de setembro do mesmo ano. Lá ele descobre que o doutor está fugindo de uma gangue de bandidos e se apaixonou por uma professora da época. Agora, Marty tem apenas cinco dias para salvar a si e aos seus amigos e voltar para o futuro. 
21h30 - Matrix, de Lilly Wachowski, Lana Wachowski (The Matrix, EUA, 1999) | 12 anos | 136’ 
No futuro, um jovem programador, Thomas Anderson (Keanu Reeves), começa a perceber estranhos padrões em sua linha de trabalho. Logo, recebe uma mensagem que o leva ao encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), que lhe oferecem uma estranha teoria: assim como outras pessoas, Thomas é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas. Morpheus está convencido que Thomas é o enigmático Neo, o messias capaz de destruir a simulação e libertar todas as vítimas. 
28/7 SÁBADO 
0h - Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros, de Steven Spielberg (Jurassic Park, EUA, 1993) | 14 anos| 127’ 
Os paleontólogos Alan Grant (Sam Neill), Ellie Sattler (Laura Dern) e o matemático Ian Malcolm (Jeff Goldblum), fazem parte de um seleto grupo escolhido para visitar uma ilha habitada por dinossauros criados a partir de DNA pré-histórico. O idealizador do projeto, o bilionário John Hammond, garante a todos que a instalação é completamente segura. Mas após uma queda de energia, os visitantes descobrem, aos poucos, que vários predadores ferozes estão soltos e à caça.  
2h30 - Jornada nas Estrelas I – O filme, de Nicholas Meyer (Star Trek – The Motion Picture, EUA, 1979) | 12 anos | 137’  
Um fenômeno alienígena de poder e tamanho descomunal se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho. A única nave que pode enfrentar esta força letal que ameaça a Terra é a U.S.S. Enterprise. O lendário comandante James T. Kirk (William Shatner) é convocado para a missão, mas um perigo não previsto pode destruir a U.S.S. Enterprise e toda a sua tripulação. 
4h - Jornada nas Estrelas II – A Ira de Khan, de Nicholas Meyer (Star Trek II – The Wrath of Khan, EUA, 1982) | 12 anos | 112’     
No século 23, o almirante James T. Kirk (William Shatner) enfrenta uma crise de meia-idade enquanto se ocupa de treinar cadetes em simuladores, a perspectiva de frequentar seu navio, o USS Enterprise - agora um navio de treinamento - em um cruzeiro de duas semanas, não o faz se sentir mais jovem. Tudo muda quando seu inimigo mortal Khan Noonien Singh - infame conquistador da Terra do final do século 20 - aparece após anos de exílio, com o único objetivo de destruir Kirk. 
6h - Café da Manhã Nerd – Distribuição para o público presente mediante apresentação de ingressos da sessão anterior e senha para quem estiver nos Jardins. 
6h30 - Jornada nas Estrelas III – À Procura de Spock, de Leonard Nimoy (Star Trek III – The Search for Spock, EUA, 1984) | 12 anos | 105’ 
Após os eventos da batalha contra Khan, o almirante Kirk acredita que Spock ainda está vivo e decide resgatá-lo no planeta Gênesis, para onde o corpo do ex-comandante foi mandado. Kirk deve reunir os tripulantes e roubar a poderosa e desativada nave Enterprise para dar início a sua missão de resgate. 
8h30 - Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa, de Leonard Nimoy (Star Trek IV – The Voyage Home, EUA, 1986) | 12 anos | 122’     
No século 23, uma misteriosa nave alienígena ameaça a Terra, evaporando os oceanos e destruindo a atmosfera. Numa tentativa frenética de salvar a humanidade, capitão Kirk (William Shatner) e sua tripulação devem viajar a 1985 em São Francisco a procura de um lendário animal cujo o canto é dito ser capaz de se comunicar com as sondas alienígenas e onde a era do punk e das pizzas é tão estrangeiro quanto qualquer coisa que a tripulação da Enterprise tenha encontrado ao longo dos anos.
MARATONA NERD FICCÇÃO CIENTÍFICA
Data: 27 de julho (sexta-feira)
Horário: a partir das 15h
Local: Cine Humberto Mauro e Jardim Interno – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão
Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Assessoria de Imprensa Fundação Clóvis Salgado

Comentários