Pular para o conteúdo principal

OPINIÃO


Cultura. Letras miscigenadas com simplicidade. Vocação espontânea para a sustentação do bom vernáculo. Singeleza na arte de preservar valores. Forma lídima de falar e escrever corretamente, sem ostentação. Assim o sodalício que congrega plêiade de acadêmicos numa ação municipalista sem matizes políticos. Nasceu a AMLEF. Nova Academia de Letras.

Muito mais que uma sigla com a primeira letra de cada palavra que compõe o nome da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza. É um todo de entusiasmo dos estudiosos não só da língua, mas admiradores da arte e cultura, nas suas variadas formas de encantar pela correção e postura do verbo nas orações de verdadeira cidadania. Elenco de intelectuais trabalhando a perpetuação da espécie humana cuja causa maior é a valorização de sentimentos que vão além da mente.

Escritores e produtores da cultura de raiz, de berço, que faz projetar nomes e vultos, na grandeza de batalhar pela harmonia das letras. Símbolos culturais da Pátria. Toque primoroso de boas idéias para luzir ao lado de frondosas árvores do porte da Academia Cearense de Letras.

O certo é que a veneranda ACL, por seus ilustres membros, deu firme apoio à Amlece. A nascente Academia Metropolitana de Letras Fortaleza, do Estado do Ceará, revela a satisfação de aproximar. Família literária que se expande a céu aberto. Soma inefável de valores culturais sob a presidência de José Anízio de Araújo. A Amlef teve sua sede original na Casa Juvenal Galeno, um dos marcos da cultura cearense que se projetou albergando poesia.

Visitamos a Amlef no dia em que seis novos acadêmicos ali aportavam - Gladson Wesley Mota Pereira, Taildon Correia Barbosa, Lucineudo Machado Irineu, Paulo Roberto Cândido Oliveira, Seridião Garcia Montenegro e Tarcísio Mendes de Araújo, todos recepcionados a caráter num ambiente de reencontros prazerosos. Dentre os imortais da Amlef, ressaltamos Mário Kaúla na diagramação do jornal “Ação Acadêmica” a relembrar nosso vínculo jornalístico de priscas eras.

Saudações fraternas ao imortal Francisco Castro de Sousa, outro dos amigos desse sodalício de tantas e prósperas esperanças.

PAULO EDUARDO MENDES
Jornalista
(Na edição de 20.09.2008)

*N.R.: 1. Fizemos alguns reparos/adaptações ao texto original. 2. O autor do texto acima, pouco tempo depois teve o seu nome aprovado e é, hoje, junto com sua consorte Gilmaíse (foto), uma das fulgurantes colunas da AMLEF.

Comentários