Pular para o conteúdo principal

Dois teólogos - Totó

Gonzaga Mota*

No último fim de semana, tivemos a oportunidade e o privilégio de ler um livro consubstanciando pensamentos do então cardeal Jorge Bergoglio, hoje papa Francisco, e do rabino Abraham Skorka: "Sobre o Céu e a Terra". Ambos, homens simples e de sólida formação filosófica e teológica, dotados de muita fé, analisaram temas como política, ciência, pobreza, paz, aborto, eutanásia, dentre outros.

 Realmente, trata-se de uma obra significativa, não só pela análise dos assuntos abordados, mas também pela larga visão ecumênica dos dois religiosos. Já estamos na segunda década do século XXI; quais são os desafios da humanidade? Como será o nosso modo de vida? Quais os caminhos? Bergoglio e Skorka refletem, de um lado, preocupações e angústias e, de outro, desejos e aspirações. Observamos, ao longo dos textos, além da importância dos valores espirituais, como Deus, fé e religião, a inquietação com questões terrenas fundamentais de forma que as pessoas possam viver com dignidade e amor.
Assim se destacam a relevância da educação, da saúde física, comportamental e mental, de uma melhor distribuição de renda nos aspectos pessoal e espacial, do meio ambiente, da justiça, da liberdade, da não discriminação racial e étnica, enfim de manifestações que levem as pessoas buscarem paz interior e exterior.
Estes desafios assumem maior proporção na medida em que a globalização perversa e sem regras vem dominando as relações humanas. Ademais, salvo melhor juízo, podemos perceber que as ideias examinadas levam-nos à compreensão de que "fé" e "razão" não são conflitantes, mas complementares.

*É membro da  Academia Metropolitana de Fortaleza, poeta, escritor, professor da UFC e ex-governador do Ceará

Comentários