Pular para o conteúdo principal

Novo bispo elogia «alma portuense» e pede prioridade aos mais necessitados


Entrada solene de D. António Francisco dos Santos na Catedral diocesana com a presença de autoridades e centenas de fiéis

Diocese do Porto | Entrada Solene de D. António Francisco dos Santos
Porto, 06 abr 2014 (Ecclesia) – O novo bispo do Porto elogiou hoje a “alma” da população local e pediu um esforço conjunto em favor dos “frágeis, os pobres e os que sofrem” que envolva a Igreja e a sociedade.
“Grande é a alma portuense, solidária e exemplar, até para o todo nacional”, disse D. António Francisco dos Santos, na Catedral diocesana, na homilia da Missa que assinalou a sua entrada solene.
O sucessor de D. Manuel Clemente, nomeado pelo Papa Francisco a 21 de fevereiro, destacou as caraterísticas próprias de um “povo consistente e nortenho”, em particular a sua “tenacidade” e “criatividade” face às dificuldades, que são motivo de “esperança forte” para o futuro.
D. António Francisco dos Santos referiu-se particularmente à “capacidade de criar, empreender e inovar” com que se tem conseguido resistir e até “superar” as dificuldades criadas pela crise.
Nesse sentido, o bispo mostrou-se satisfeito com a ação face às “necessidade que não podem esperar”, indo ao encontro de problemas imediatos, “da alimentação à saúde, da habitação aos recursos mínimos”
O responsável prometeu “diálogo” com todas as autoridades locais, para promover “o serviço da vida, a procura do bem comum, o valor da dignidade humana, o respeito pela liberdade e o esforço da coesão social”.
“Apenas quem serve com amor e ternura, que são as linhas do rosto de Deus, é capaz de cuidar, de proteger, de promover e de salvar o seu povo”, referiu anteriormente, numa intervenção em que mostrou a intenção de transmitir uma mensagem centrada na “esperança” e nas “boas notícia de Deus”.
O novo bispo do Porto afirmou que as Bem-aventuranças são o seu “padrão” e “paradigma” de ministério, deixando votos de que todos os católicos do Porto sejam “mensageiros e protagonistas” das mesmas, “numa linguagem serena, positiva e confiante”.
D. António Francisco declarou não trazer consigo planos pastorais predefinidos, pedindo atenção à inspiração do “Espírito de Deus”.
“Saberemos ajoelhar diante de Deus em oração, para servir de pé, com passo serenos mas decididos, a Igreja e o mundo, como nos ensinou D. António Ferreira Gomes [1906-1989]”, sublinhou, numa passagem em que evocou os seus predecessores mais recentes.
No início da Missa, o núncio apostólico [embaixador da Santa Sé] leu as cartas apostólicas de nomeação, nas quais se destaca a “grande experiência pastoral” de D. António Francisco dos Santos, até agora bispo de Aveiro.
O documento original, em latim, com a assinatura do Papa Francisco, foi exibido aos fiéis por D. Rino Passigato, num momento sublinhado com palmas pela assembleia.
A cerimónia contou com a presença de autoridades políticas, civis, judiciais, académicas e religiosas, incluindo o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
O autarca disse à Agência ECCLESIA que este é um “dia de alegria para o Porto” e que o novo bispo é visto como alguém que desenvolveu um “trabalho fantástico” na relação com a sociedade.
D. Pio Alves, que assumiu o cargo administrador apostólico da diocese em julho de 2013, após a saída de D. Manuel Clemente, agradeceu a presença dos fiéis e das autoridades na Missa que marca o “início do serviço episcopal” de D. António Francisco dos Santos, uma oportunidade para receber o novo bispo e “agradecer este precioso dom de Deus à sua Igreja”.
D. António Francisco dos Santos, de 65 anos, tomou posse este sábado perante o Colégio de Consultores da diocese no Paço Episcopal, numa cerimónia privada.
PR/OC

Comentários