Pular para o conteúdo principal

Piora estado de saúde de García Márquez

Família e médicos decidem não submetê-lo a tratamento oncológico pela idade avançada.

Por Juan Diego Quesada*  

O escritor Gabriel García Márquez, de 87 anos, está recebendo cuidados paliativos na sua residência da Cidade do México devido ao câncer de que padece, segundo publicou nesta segunda-feira (13) o diário mexicano El Universal, um dos jornais mais importantes do país. A família do colombiano e os médicos, de acordo com essa notícia, decidiram não submeter o escritor a um tratamento oncológico. A decisão de não atacar diretamente a doença e de se limitar a melhorar sua qualidade de vida foi tomada tendo em conta a idade do paciente e os órgãos vitais afetados pelo câncer. Uma fonte consultada pela reportagem confirmou a informação.

Citando "fontes confiáveis", o diário mexicano explica que o câncer no sistema linfático que afetou o escritor há uma década se espalhou para outras partes do corpo como o pulmão, o fígado e os gânglios. Horas depois, uma das assistentes de García Márquez, Mónica Alonso, disse à agência DPA que não consta que o escritor tenha câncer. “Nunca ninguém nos falou disso”, assinalou. As dúvidas sobre o estado de saúde do Nobel, que reside no México há mais de três décadas, foram propagadas nas redes sociais com a hashtag #fuerzagabo (Força, Gabo, em português).

No sábado chegou ao México um dos filhos do escritor, o cineasta Rodrigo, residente em Los Angeles. No domingo, o médico Jorge Oseguera o atendeu no domicílio durante 1h15. Algumas enfermeiras cuidam dele durante boa parte do dia. O entorno de Gabo comentou durante a semana em que ele ficou internado que o jornalista está de bom humor, embora um pouco incomodado com todo o rebuliço midiático gerado ao seu redor.   

O autor de "Cem anos de solidão" foi hospitalizado no final de março. O filho do escritor, Gonzalo García Barcha, disse na ocasião que não se tratava de nada grave, só de “uma infecção bronquial”. Quando foi transladado de volta para casa em uma ambulância, uma porta-voz do hospital em que esteve internado, o instituto Salvador Zubirán, disse que o escritor estava em estado “muito delicado” e que seguiria o processo de recuperação em sua residência de San Ángel, um bairro situado no sul da Cidade do México. Ela não especificou em que consistiria esse tratamento. Horas antes da chegada de García Márquez, alguns operários levaram até o local uma cama ortopédica.
*Juan Diego Quesada é correspondente na Cidade do México do El País, onde esta reportagem foi publicada originalmente.

Comentários