Pular para o conteúdo principal

A voz do Papa para o mundo: um passeio pelo principal centro de transmissão da Rádio Vaticano


RealAudioMP3 
Cidade do Vaticano (RV) – É de um imenso terreno verde com 440 hectares, localizado a cerca de 30 km do centro de Roma, que partem as ondas radiofônicas que levam todos os dias as notícias do Papa e da Igreja para todo o mundo.

A equipe do Programa Brasileiro visitou o centro de transmissão Santa Maria Di Galeria, onde está instalada a principal parte técnica necessária para que a Rádio Vaticano vá ao ar: uma estrutura digna de uma grande rádio internacional.

O centro, inaugurado em 1957, tem hoje 32 antenas, sendo três delas giratórias, que se movem eletronicamente para ajustar o ângulo das transmissões, a depender do destino das ondas.

Todos os programas operacionais responsáveis pelo funcionamento da rádio, com horários e outros detalhes de cada transmissão, foram desenvolvidos pelos próprios funcionários da Rádio Vaticano.

O centro de transmissão Santa Maria Di Galeria integra o território do Vaticano e tem 10 vezes o tamanho da sede do país, onde estão a Basílica de São Pedro e o Palácio Apostólico. O último Papa a visitar o local foi o recém-santificado João Paulo II, em 1991.

Por conta das rápidas transformações da tecnologia, os equipamentos de transmissão da Rádio Vaticano precisam ser renovados com freqüência. As últimas máquinas, por exemplo, foram adquiridas há três anos.

Mesmo com sistemas operacionais bastante avançados, a Rádio Vaticano – assim como tantas outras – não escapa de eventuais interferências nas transmissões, o que torna ainda mais importante o trabalho atento da equipe formada por técnicos como Sergio Salvatori e Alessandro Candi.

Ainda que as transmissões digitais ou via satélite sejam uma realidade e uma tendência cada vez mais consolidada, Santa Maria Di Galeria continua sendo fundamental para que a Rádio do Papa chegue, por exemplo, a regiões da África onde o acesso à internet não é tão facilitado.

Além dos funcionários que atuam no centro de transmissão, há colaboradores espalhados pelo mundo, com a missão de sintonizar a programação por meio de ondas curtas e médias e informar sobre a qualidade do som recebido.

Curiosidades

Antes mesmo da inauguração de Santa Maria Di Galeria, o então Papa Pio XI encarregou o cientista italiano Guilherme Marconi, inventor do rádio, de construir uma estação nos jardins da Cidade do Vaticano, existente até hoje.

“As ondas elétricas transportarão em todo o mundo sua palavra de paz e benção”, disse Marconi ao Santo Padre, em 1931, quando a rádio era inaugurada.

Outra curiosidade: em 12 de outubro daquele mesmo ano, as luzes do Cristo Redentor no Rio de Janeiro foram acessas pela primeira vez no apertar de um botão em Roma, também por Guilherme Marconi.
(JO e DA)

Rádio Vaticano 

Comentários