Pular para o conteúdo principal

Bispos debatem ações na Copa do Mundo

 domtotal.com

Combate à fome e magistério na Igreja também foram debatidos na 52ª Assembleia Geral da CNBB.

Aparecida - Os bispos reunidos em Aparecida (SP) para a 52ª Assembleia Geral da CNBB discutem nesse sétimo dia a campanha mundial contra a fome e o empenho brasileiro, o magistério da Igreja com base na reflexão sobre a renovação da paróquia e sua dimensão evangelizadora e as ações de conscientização durante a Copa do Mundo.

Pela manhã, os bispos acompanham a exposição dos trabalhos realizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB organizada pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, incluindo uma coletânea sobre a renovação paroquial que contempla o magistério da Igreja e sua abordagem sobre a paróquia em vista da evangelização.

Com o campeonato mundial no Brasil, a Igreja irá executar ações pastorais diversas como o projeto "Copa do Mundo, dignidade e paz" promovido pela Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz e pela Pastoral do Turismo. O projeto consiste em incentivar a paz e a harmonia durante o evento e realizar ações de combate a violência e realidades que denigrem a dignidade da pessoa.

“Seu êxito estará na garantia de segurança para todos sem o uso da violência, no respeito ao direito às pacíficas manifestações de rua, na criação de mecanismos que impeçam o trabalho escravo, o tráfico humano e a exploração sexual, sobretudo, de pessoas socialmente vulneráveis e combatam eficazmente o racismo e a violência”, destaca a mensagem da CNBB em virtude da Copa.

Outro assunto que tem destaque na mesa dos bispos neste dia, a campanha mundial contra a fome, a pobreza e as desigualdades lançada pela Rede Cáritas Internacional e assumida pela CNBB e a Cáritas Brasileira, pretende mobilizar todas as instâncias da Igreja. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é a sexta economia mais rica do mundo, mas 57 milhões de pessoas ainda vivem em estado de pobreza, ou seja, sobrevivem com meio salário mínimo.
SIR

Comentários