Pular para o conteúdo principal
"Nós criamos boa parte dos nossos problemas"
Como podemos fazer para não criá-los?
A Psicologia é uma ciência que  explica  porque as pessoas fazem o que fazem, ela é uma disciplina preocupada com o motivo pelo qual as pessoas fazem o que fazem. Perguntas comuns que as pessoas fazem aos psicólogos: Como posso reduzir os problemas do dia a dia?  Como posso impedir que minha mulher pare de ter acesso de raiva? Como posso melhorar os comportamentos agressivos dos funcionários da empresa que trabalho? Como funciona a mente? Outra pergunta “o que”: O que são emoções? O que é doença mental? O que é inteligência? Essas perguntas “porque”, “como” e “o que” compõem o núcleo intelectual e filosófico da psicologia. Portanto, Psicologia pode ser definida como o estudo científico do comportamento humano  e dos processos mentais.
JURAMENTO DO PSICÓLOGO
"Como psicóloga, eu juro, que ao penetrar no íntimo de meus semelhantes, estarei tentando compreendê-los e ajudá-los, esforçando-me em dissipar lhes os medos, dúvidas e angústias, fazendo com que tenham em si mesmos, o controle de
suas emoções e problemas, para com isso abrir-lhes o espírito, auxiliando-os na conquista de seus ideais de felicidade e realização."
 A Psicologia  plantou as sementes de várias abordagens  há mais de 50 anos. O psicólogo trabalha o comportamento ou processo mental dentro de uma das teorias:
 BEHAVIORISMO – Os behavioristas não focam tradicionalmente nos processos mentais porque acreditam que eles são difíceis demais de observar e medir objetivamente.
COGNITIVA: Foca no processo mental da informação, inclusive nas funções específicas do raciocínio, solução de problemas e memória. Os psicólogos cognitivos estão interessados nos planos mentais e nos pensamentos que guiam e causam o comportamento.
PSICANALÍTICA: Enfatiza a importância dos processos mentais inconscientes das pessoas e as questões iniciais do desenvolvimento da criança, como se relacionam com os impulsos infantis, desejos infantis,  desejos imaturos e as demandas da realidade na qual vivemos.
HUMANISTA E EXISTENCIAL: Enfatiza a singularidade de cada pessoa individual e nossa habilidade e responsabilidade em fazer escolhas em nossas vidas. Não sou uma vítima das circunstâncias! Tenho escolhas em minha vida. Os humanistas acreditam que o livre arbítrio de uma pessoa, os seus desejos e a compreensão do significado dos eventos e a sua vida são as coisas mais importantes a serem estudadas.
Teorias como biológica foca nos fundamentos biológicos do comportamento e nos efeitos da evolução e da genética. Sociocultural foca fatores sociais e culturais que afetam o nosso comportamento. Feminista foca o direitos  políticos, econômicos e sociais das mulheres e como essas forças influenciam o comportamento de homens e mulheres. Pós-modernismo questiona o centro da Ciência Psicológica, desafiando sua abordagem para a verdade e seu foco no individuo. Vamos ficar com estas teorias básicas.
Para que fazer psicoterapia?
R.: Fazendo psicoterapia, o mínimo que você pode conseguir, é seu autoconhecimento, e imagine então a infinidade de possibilidades que você poderá melhorar e/ou adquirir.
O papel mais importante da psicoterapia é o de trabalhar diretamente as causas dos conflitos internos de uma pessoa. Enquanto a medicina realiza uma intervenção nos sintomas físicos do paciente, o psicólogo vai verificar as origens das frustrações e incômodos que tornam a vida da pessoa mais difícil, para auxiliá-la a melhorar

Existem várias teorias da psicologia, qual é a melhor?
R.: Cada teoria possui seus métodos e técnicas, e todas elas são válidas.
O importante é o vínculo criado entre psicólogo e paciente, pois num processo psicoterapêutico, mais importante do que a linha que o profissional segue, é a empatia e confiança que o paciente sente por seu psicoterapeuta, e também sua abertura para o tratamento. Com a demanda de nossa vida contemporânea.
 Quais são os problemas mais comuns das pessoas que decidem recorrer a um psicólogo?
Quem  procura costuma estar em busca de algum mecanismo que viabilize o aprendizado durante a execução de uma tarefa diária. Momentos de grande questionamento e dúvida sobre as próprias habilidades também costumam servir de gatilho para a busca de um Psicólogo. De maneira geral são pessoas muito estressadas e assustadas que buscam ajuda. A Psicologia é uma ciência que ajuda essas pessoas a usarem as habilidades que elas já tem, mas que estão dormentes. Há quem procure o psicólogo também apenas para dar mais sentido à própria vida.

Falando assim, parece ser uma solução relativamente simples para quase tudo.
 nós  criamos boa parte dos nossos problemas. Não é fácil resolvê-los, mas também não é impossível. Nossa cultura tende a focar nos desafios externos, como a competição do mercado, por exemplo. Com a psicologia tratamos especificamente dos problemas que a gente cria, que são os maiores e que, muitas vezes, ficam ignorados. Felizmente, hoje cuidar desses problemas não é tão complicado como já foi. Durante algum tempo quem ia ao psicólogo ou precisava de um psicólogo era visto como louco, ou  Poucos gostavam de ser vistos com um psicólogo. Isso mudou. A procura por psicoterapia aumentou e hoje são muitos as pessoas que fazem sessões terapêutica com o seu psicólogo.

Como distinguir o profissional Psicólogo sério de um picareta? Checar se ele é inscrito no conselho regional de psicologia (CRP) da região que está trabalhando. Verificar as credenciais dele – qual sua abordagem, onde estudou, que clínica ou pessoas já atendeu e quais cursos de especialização fez. Marcar uma ou duas sessões de psicoterapia para avaliação. Se o cliente se sentir confortável nas sessões teste, ele pode contratá-lo com segurança.
O Psicologia muda de cultura para cultura?
Com certeza, a influência cultural precisa ser endereçada na psicologia por pelo menos duas razões: uma é científica e a outra humanista. A ciência busca a objetividade e a verdade. Todos nós somos vulneráveis ao preconceito cultural; portanto, a Psicologia deve entender a influência da cultura para fornecer a imagem mais objetiva e completa da realidade possível.

O estresse é o grande mal moderno. Como é que a psicologia ajuda a lidar com esse problema?

Para proteger do stress excessivo aqui vão algumas recomendações:
Alimentação: É importante repor as energias, vitaminas e nutrientes podem ser utilizados nos momentos de maior stress, para tanto, comer bastante verduras, de preferência cruas ou só feitas no vapor, tais como: brócolis, chicória, acelga, alface, e outras verduras ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês.
Relaxamento: Quando estamos tensos precisamos de alguns momentos de descanso, a fim de nos recuperarmos do stress do dia. Este relaxamento pode ser em forma de exercícios de respiração profunda, yoga, relaxamento muscular, música, filmes, bate papo ou leitura, sessão de psicoterapia. O relaxamento ajuda a se eliminar o excesso de adrenalina produzida e restabelece a homeostase interna do organismo.

Exercício físico: Quando exercitamos por 30 minutos ou mais, nosso corpo produz uma substância chamada “beta endorfina” que produz uma sensação de tranquilidade e de bem estar.

Estabilidade Emocional: É importante manter uma atitude positiva perante a vida, procurando sempre ver o lado bom das coisas. Deve-se levar alguns momentos para refletir nas nossas prioridades, naquilo que queremos alcançar de fato na vida. Muitas vezes nos perdemos em detalhes sem importância deixando de lado coisas realmente  relevantes.  Controlar a pressa, a corrida contra o relógio também é importante, além disto se recomenda que a pessoa passe a curtir o processo do ser, em do existir si, em vez de só se preocupar com o fazer. É bom lembrar que não se pode ser sempre amado e admirado POR TODOS.

Qualidade de Vida: Qualidade de vida significa muito mais do que  apenas viver, pois muitas pessoas, mesmo as ricas e bem sucedidas no trabalho, às vezes tem uma qualidade de vida  péssima. Pesquisas realizadas no Brasil mostram que grande número de executivos, por exemplo, embora muito bem financeiramente, não usufruem de uma boa qualidade de vida. Por qualidade de vida entendemos o viver que é bom e compensador em pelo menos quatro áreas: social, afetiva, profissional e a que se refere à saúde.

Assis Almeida

Psicólogo e Escritor da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza 

Comentários