Pular para o conteúdo principal

'Invasão' argentina causa tumulto na Praia de Copacabana

PM usou spray de pimenta para liberar trânsito na Avenida Atlântica.

Passagem do 'Papa Francisco' com taça animou torcedores argentinos.

Do G1 Rio
Na véspera da estreia da Argentina na Copa do Mundo, neste domingo (15) contra a Bósnia – o primeiro jogo no Maracanã na competição –, torcedores da seleção de Lionel Messi já fazem festa, e bagunça, no Rio. Por volta das 16h deste sábado, as pista da Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul, chegaram a ser fechadas por poucos minutos no sentido Leme devido à invasão de argentinos. Policiais usaram spray de pimenta para liberar a via.
Segundo a PM, cerca de 1,5 mil estrangeiros se concentraram na altura do Posto 4. A rivalidade com o Brasil não foi esquecida, e o enorme grupo provocava os brasileiros ao som de "Maradona é melhor que Pelé’". Faixas, bandeiras e tambores atraíam a atenção de quem passava pelo local.
Passagem do 'Papa Francisco' animou os argentinos em Copacabana (Foto: Matheus Rodrigues / G1)Passagem do 'Papa Francisco' animou os argentinos em Copacabana, no Rio (Foto: Matheus Rodrigues/G1)
PMs tentavam impedir que argentinos invadissem a pista (Foto: Matheus Rodrigues / G1)PMs tentaram impedir que argentinos invadissem a pista (Foto: Matheus Rodrigues/G1)
Grupo de argentinos invade Praia de Copacabana (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)Grupo de argentinos invadiu a Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio (Foto: Matheus Rodrigues/G1)
Homens do Batalhão de Grandes Eventos da PM e guardas municipais faziam o controle do local para os turistas não invadirem a pista. Mesmo antes da interdição momentânea, o trânsito apresentou lentidão na altura do Posto 4, por causa dos curiosos que paravam para fazer fotos dos torcedores. A ciclovia da praia ficou interditada, e a Polícia Militar teve que fazer um cordão de isolamento para conter o grupo.
'Papa Francisco' com taça
Um homem se fantasiou de Papa Francisco e desfilou em carro aberto na orla do bairro. Brasileiros se empolgaram e entraram na brincadeira. "Parece que estamos na Argentina, nunca vi um grupo tão grande como esse. A animação deles contagia, imagina quando estiverem na hora do jogo", disse Isadora Almeida, de 26 anos.
Turistas subiram em aparelhos de ginástica na orla da praia (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)Turistas subiram em aparelhos de ginástica na
orla de Copacabana (Foto: Matheus Rodrigues/G1)
A movimentação era tão grande que alguns torcedores subiram em aparelhos de ginástica que ficam no calçadão da orla. Bandeiras de times da Argentina também estavam presentes entre os turistas.

Outro grupo de argentinos atraiu a atenção de quem estava nas areias de Copacabana na tarde deste sábado. Gaston Ayala, Diego Bruno, Mathias Bruno e Léo Svec esbanjavam otimismo sobre a competição. Apesar da estreia ser contra a Bósnia, eles já pensavam em uma possível final contra o Brasil.
"O jogo de amanhã será fácil, vamos ganhar de 3 a 1. Queremos chegar à final e enfrentar o Brasil", afirmou Gaston Ayala.
  •  
Torcedores argentinos mostravam seus palpites para a estreia (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)Torcedores argentinos mostravam seus palpites para a estreia na Copa (Foto: Matheus Rodrigues/G1)

Outras nacionalidades
Turistas de várias outras nacionalidades também aproveitaram as praias do Rio neste sábado. No terceiro dia do Mundial, o clima era de euforia e otimismo entre os torcedores. Um grupo formado por dois venezuelanos e dois italianos também veio ao Brasil para aproveitar a Copa do Mundo. Eles não têm ingressos para jogos no Maracanã, apenas para partidas em Salvador e no Recife. Segundo um dos torcedores da Venezuela, o evento esportivo foi também uma oportunidade para conhecer o Rio de Janeiro.
"Minha vontade era conhecer o Rio, mas não consegui ingresso para o Maracanã. Fizemos uma mudança no roteiro e estamos há uma semana aproveitando o calor e as praias do Rio", disse Gerardo Azrah.
Já o italiano Giuseppe Cacciabaudo está focado na estreia da seleção de seu país. Segundo ele, a Itália não deve ter dificuldades para passar pela Inglaterra. "O jogo será 2 a 1 para nós. Os ingleses são bons, mas nós somos melhores. Vou aproveitar depois da vitória", disse.

Comentários