Pular para o conteúdo principal

Lisboa: Patriarcado lança missão para «chegar a todos»


D. Manuel Clemente apresentou caminhada rumo ao Sínodo de 2016

Lisboa, 15 jun 2014 (Ecclesia) – O Patriarca de Lisboa apresentou este domingo a caminhada rumo ao Sínodo diocesano, a realizar em 2016, e que pretende seja “um sonho missionário” para levar a todos, a partir da exortação apostólica «Alegria do Evangelho».
“Ele (Papa Francisco) diz que é um programa para toda a Igreja. E que nós façamos o possível em cada diocese, para de uma maneira corresponsável e partilhada levarmos à prática o que ele nos diz na exortação. Isso vai ser uma caminhada que vamos fazer em conjunto, até ao final de 2016. Vamos lançar aquilo que o papa Francisco diz ser um sonho missionário de chegar a todos”, explicou D. Manuel Clemente à Agência ECCLESIA, aludindo ao lema «O sonho missionário de chegar a todos».
Até 2016, no início de cada trimestre vai ser lançado um guião para que em cada comunidade a exortação “seja refletida e se tirem implicações práticas de um agir missionário constante”, pede o patriarca, com o objetivo de “chegar onde não se chega” e ir “mais a fundo em proximidade”.
No dia em que o patriarcado assinalou o dia da Igreja diocesana, no Estoril, foi distribuído o «guião zero» apresentando as linhas principais desde caminho que vai compreender os anos pastorais 2014/2015 e 2015/2016, culminando simbolicamente na celebração dos 300 anos da qualificação patriarcal de Lisboa, conferida devido ao “seu esforço missionário”, esclarece D. Manuel Clemente.
Segundo o responsável a missão terá de ser adequada a cada local do patriarcado de Lisboa, tendo em conta a reflexão feita e propondo iniciativas a incluir no programa pastoral.
“Não é a mesma coisa Alcântara e Alcobaça, a Azambuja ou Peniche, uma capelania hospitalar ou uma escola com uma aula de moral. O importante é que neste caminho sinodal, capítulo após capítulo da exortação, se entenda que conclusões tirar e ações ensaiar, para que daqui a dois anos se possa apurar o que realmente responde e interessa, fazendo parte do programa que se vai seguir”.
Filipe Teixeira, responsável pela criação do logotipo do Sínodo de Lisboa, destacou à Agência ECCLESIA a preocupação de responder, graficamente, ao objetivo da iniciativa.
“O objetivo é que tudo aponte para a vida eterna: daí a estrela de oito pontas que significa isso mesmo. A cruz que não tem barreiras, é uma cruz aberta, significa uma Igreja em movimento e em mudança. As duas linhas que fazem o círculo à volta da estrela simbolizam toda a Igreja diocesana que em comunidade está em caminho e procura respostas”.
JCP/LS

Comentários