Pular para o conteúdo principal

Aposentada vira 'super vóvis' após tornar-se modelo com ajuda da neta

Maria Lucia ganhou o apelido das amigas da neta após começar a desfilar.

Aposentada estava depressiva e foi incentivada pela neta, que é modelo.

Mariane RossiDo G1 Santos

 Uma aposentada de Santos, no litoral de São Paulo, encontrou, com a ajuda da neta, uma forma diferente de superar o falecimento do marido. Maria Lucia Santos Souza, de 71 anos, se inspirou na neta Marcela Villares, de 23 anos, e virou modelo, recuperando a alegria de viver. O mundo da moda aproximou ambas, que compartilham as experiências dentro das passarelas.

Há 11 anos, Maria Lucia levou Marcela para fazer um curso de modelo com o objetivo de arrumar a postura da menina, que sempre foi muito alta. A neta se apaixonou pela profissão e, entre os 12 e os 15 anos, participou de vários desfiles. Mas, quando estava pronta para decolar na carreira de modelo, a garota decidiu ir estudar nos Estados Unidos. Depois de cinco anos, Marcela retornou ao Brasil e também às passarelas. Ela voltou a fazer trabalhos como modelo e, novamente, por incentivo da avó.
Marcela começou a desfilar aos 12 anos (Foto: Marcela Villares/Arquivo Pessoal)Marcela começou a desfilar aos 12 anos
(Foto: Marcela Villares/Arquivo Pessoal)
Maria Lucia começou a fazer o curso de modelo aos 70 anos (Foto: Maria Lucia Souza/Arquivo Pessoal)Maria Lucia começou a fazer o curso de modelo aos
70 anos (Foto: Maria Lucia Souza/Arquivo Pessoal)
Observando o sucesso da neta e tentando superar a perda do marido, Maria Lúcia resolveu entrar em um curso de modelo para jovens senhoras. “Eu fiquei viúva. Durante dois anos eu não queria ver ninguém. Achei que tinha morrido. Quando eu entrei lá eu estava bem para baixo. Queria começar um outro tipo de vida”, conta ela.
Maria Lúcia era a mais velha entre as alunas do curso e uma das mais tímidas. "Nos primeiros dias eu ficava tremendo", conta ela. Depois das aulas, ela ganhava os conselhos da neta em casa. "Ela fazia eu treinar em casa. Eu fazia o curso lá e depois tinha aula particular com a neta", brinca.

Maria Lúcia começou desfilar em eventos de lojas de roupas para senhoras. Em dois anos, ela fez amizades, transformou seu jeito de ser e sua rotina. “É muito bom porque tem uma época que você vai achando que está ficando velha, tem que ficar em casa. A Clô (professora) me incentivou muito mostrando que as senhoras devem mostrar a beleza e se arrumar bem. Para mim, foi muito bom”, fala. As amizades que surgiram no curso são mantidas até hoje. As amigas modelos se reúnem uma vez por mês para contar as novidades.
Para Maria Lúcia, ainda existe bastante preconceito contra modelos da terceira idade. “A família e os mais antigos acham que a gente está indo lá para se mostrar, para se exibir. Não é nada disso. Somos terceira idade, mas ainda somos novas. Você tem que ter vaidade não importa a idade”, afirma. Ela vê o lado bom dos desfiles não apenas para ela, mas também para o comércio. “As lojas começaram a fazer tamanhos maiores, modernos, mais atuais. A mulher que tem 70 anos não quer usar as mesmas coisas que usava antigamente”, afirma.
Avó e neta trocam experiências sobre moda (Foto: Mariane Rossi/G1)Avó e neta trocam experiências sobre moda (Foto: Mariane Rossi/G1)
Incentivo da neta
Marcela diz que desde o começo incentivou a avó a participar dos desfiles. “Eu dei o maior apoio”, conta. A neta também notou a diferença no comportamento da avó. "Ela era tímida, agora está extrovertida. Você vê mais confiança nela, você vê que ela brilha”, diz.

A jovem também fala que suas amigas acham muito legal ter uma avó que é modelo. "Elas chamam minha avó de ‘super vóvis’ porque ela faz de tudo”, conta Marcela. Maria Lucia concorda. “É que eu também sou uma avó normal. Faço bordado e crochê”, brinca Maria Lúcia.

Enquanto Marcela está fazendo faculdade de Publicidade e Propaganda, Maria Lúcia faz curso de Desenho de Moda. No tempo livre, elas trabalham como modelos para desfiles na Baixada Santista. A avó e a neta sempre estão juntas e, já que moram no mesmo prédio, acabam trocando as suas experiências dentro e fora do universo das passarelas. Nós acabamos ficando ‘infiltradas’ nesse mundo da moda”, brinca a avó Maria Lúcia.
Maria Lucia, de 71 anos e a neta Marcela, de 23 anos. (Foto: Mariane Rossi/G1)Maria Lucia, de 71 anos e a neta Marcela, de 23 anos. (Foto: Mariane Rossi/G1)

Comentários