Pular para o conteúdo principal

Gisele ou Heidi Klum? G1 lista duelos Alemanha x Brasil além da bola

Times se enfrentam nesta terça-feira (8), às 17h, em Belo Horizonte.

Confira 10 embates entre os países além da bola.

Do G1, em São Paulo
O Brasil enfrenta a Alemanha nesta terça-feira (8) para definir quem vai para a final da Copa do Mundo. A partida começa às 17h no Mineirão, em Belo Horizonte. Como aquecimento para o grande duelo desta tarde, o G1 listou outros 10 confrontos entre os dois países que vão além da bola. Confira dez "duelos" entre Brasil e Alemanha e avalie quem leva a melhor em cada um:
Gisele Bündchen x Heidi Klum
Heidi Klum e Gisele Bündchen (Foto: AFP)Heidi Klum e Gisele Bündchen (Foto: AFP)
Em 2011, a brasileira Gisele Bündchen liderava a lista das “modelos mais bem pagas do mundo” da revista “Forbes” com US$ 45 milhões (naquele ano), seguida da alemã Heidi Klum, que faturou “apenas” 20 milhões. Desde então, Heidi deixou a lista, e Gisele segue no topo. Parece que em termos de faturamento a brasileira leva ampla vantagem, e isso deve seguir assim, já que ela tem mais carreira pela frente: Heidi é sete anos mais velha.
Ainda assim, ambas são grandes ícones mundiais de beleza – e de beleza “germânica”, em parte, já que a gaúcha Gisele tem ascendência alemã também.
Heidi, além de modelo, virou apresentadora de TV nos EUA. Gisele tampouco vive apenas das passarelas e de emprestar sua beleza a marcas em anúncios. Ela também já atuou em alguns filmes, como “Táxi”, de 2004, e “O diabo veste Prada”, de 2006.
Merkel x Dilma
A presidente Dilma Rousseff ao lado da chanceler alemã Angela Merkel na abertura da Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações (Cebit), em Hannover (Foto: Fabian Bimmer / Reuters)A presidente Dilma Rousseff ao lado da chanceler alemã Angela Merkel na abertura da Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações (Cebit), em Hanover (Foto: Fabian Bimmer / Reuters)
Brasil e Alemanha têm, atualmente, mulheres ocupando seus máximos cargos políticos: Angela Merkel é chanceler (primeira-ministra) da Alemanha desde 2005 e Dilma Rousseff é presidente do Brasil desde 2011. As duas têm uma trajetória curiosamente divergente. Dilma Rousseff desde jovem foi militante de esquerda e chegou a atuar na luta armada contra a ditadura militar, sendo presa e torturada. Angela Merkel, por sua vez, cresceu na Alemanha Oriental comunista e começou a se destacar no cenário político quando o Muro de Berlim caiu. Ela chegou a chanceler pela União Democrata-Cristã, o maior partido conservador alemão.
Berlim x Brasília
Típico bloco residencial de Berlim Oriental (Foto: John MacDougall / AFP)Típico bloco residencial de Berlim Oriental
(Foto: John MacDougall / AFP)
A capital alemã, Berlim, foi fundada no século 12 – antes mesmo de os portugueses chegarem ao Brasil. No entanto, ela tem um ponto importante em comum com Brasília: boa parte de seus edifícios foram construídos na segunda metade do século 20. No caso da capital brasileira, isso se deve ao fato de ter sido inaugurada apenas em 1960. Já em Berlim, os edifícios mais recentes foram construídos para substituir o que foi destruído na 2ª Guerra Mundial.
Quase metade das construções da capital alemã estavam arrasadas em 1945, quando os nazistas foram derrotados. Depois, com a divisão de Berlim em Oriental (sob domínio soviético) e Ocidental (sob controle de ingleses, franceses e americanos), o lado socialista ganhou áreas inteiras que lembram Brasília por causa dos prédios residenciais padronizados, com áreas reservadas ao lazer, ao comércio, e assim por diante. A população de Berlim é maior: são 3,5 milhões de habitantes na capital alemã, contra 2,8 milhões de todo o Distrito Federal (estimativa do IBGE em 2013).
Churrasco x Bratwurst
Homem segura bandeja de Bratwurst no museu dedicado a esse tipo de salsicha, em Holzhausen, alemanha (Foto: Marc Tirl/AFP)Homem segura bandeja de Bratwurst no museu dedicado a esse tipo de salsicha, em Holzhausen, alemanha (Foto: Marc Tirl/AFP)
Churrasco é uma das paixões nacionais brasileiras. Os alemães até se arriscam a assar uma carne, mas de forma mais comedida, sem exageros -- as carnes normalmente são contadas para o número de pessoas que vão participar da refeição. Mas há um tipo de comida preparada na grelha em que os alemães se sobressaem: é a Bratwurst, a salsicha que se come assada.
Ela é parte do dia a dia dos alemães de norte a sul no país. Em qualquer canto é possível encontrar quiosques ou lojinhas que preparam o embutido, que comumente se come no pão, como se fosse um cachorro quente. Para quem gosta, a mostarda picante acompanha. A Bratwurst normalmente é feita de carne suína apenas ou também conter carne bovina. Qual é melhor? O churrasco ou a salsicha? Este é um daqueles casos em que “gosto não se discute” é a resposta que melhor se aplica.
Oktoberfest x Oktoberfest
Oktoberfest de Munique vai até o dia 6 de outubro (Foto: Michael Dalder/Reuters)O caneco de 1 litro é padrão na Oktoberfest de Munique (Foto: Michael Dalder/Reuters)
A grande festa que acontece todo ano em Munique (curiosamente, ela começa em setembro e termina em outubro, apesar do nome) é conhecida por ser um evento em que se bebe muita cerveja. Mas não é só com bebida que se faz uma Oktoberfest. Lá também é possível experimentar todo tipo de comida típica do sul da Alemanha, como salsichas variadas, Spätzle (uma massa típica), pretzels, chucrute, bolinhos de batata, entre outros.
O caneco típico para tomar cerveja se chama Maß (lê-se "mas") e tem 1 litro de capacidade. E, sendo tão grande, a cerveja não esquenta? Sem problema, pois a cerveja alemã, feita de acordo com a lei de pureza do século 16, se consome bem em temperatura ao redor de 9 graus. A tradição da Oktoberfest foi recriada pelos descendentes de alemães no Brasil em Blumenau (SC). A festa recebe menos visitantes que a alemã, mas não fica muito atrás. Música alemã, além do concurso de Rainha da Oktoberfest estão entre as atrações. Há também uma competição de quem toma mais rápido o chope de metro (a tulipa tem 1 metro de comprimento).
Villa Lobos x Beethoven
Beethoven (Foto: Berhaut/DPA/AFP)Beethoven (Foto: Berhaut/DPA/AFP)
Heitor Villa Lobos  (Foto: Harcourt/AFP)Heitor Villa Lobos (Foto: Harcourt/AFP)
Internacionalmente, o compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) tem mais reconhecimento que o grande nome da música erudita brasileira, Heitor Villa-Lobos. Beethoven, quase duzentos anos após sua morte, segue sendo reverenciado nas salas de concerto por todo o planeta, por sua contribuição para fazer a música clássica entrar no romantismo.
Sua famosíssima 9ª Sinfonia, composta quando ele já estava surdo (o que por si só é um feito), acabou tendo uma parte (a “Ode à alegria”) adotada como hino da União Europeia, tal é a importância do compositor para a música ocidental.
Villa-Lobos, por sua vez, teve papel fundamental por ter trazido elementos populares brasileiros à música erudita e, da mesma forma, por ter influenciado a música popular brasileira com suas composições. Tom Jobim, por exemplo, cultuava Villa-Lobos como seu mestre e como seu "pai" musical, e dizia que toda a base harmônica da Bossa Nova já estava em uma peça de Villa-Lobos de 1940. Jobim homenageou seu mestre em diversas canções, como a obra-prima "Saudades do Brasil".
Sepultura x Scorpions
As bandas Scorpions e Sepultura (Foto: Divulgação)As bandas Scorpions e Sepultura (direita) (Foto: Divulgação)
Sepultura e Scorpions são as duas bandas de rock mais conhecidas do Brasil e da Alemanha no cenário internacional, respectivamente. Fundado na década de 1980, o grupo brasileiro sempre tocou apenas rock pesado e influenciou muitas bandas que vieram depois.
Os Scorpions surgiram nos anos 1960 e ganharam fama mundial com músicas românticas como “Wind of Change”, que foi lançada bem na época em que caía a Cortina de Ferro. O disco chegou a ficar em 4º na parada da Billboard. O Sepultura só chegou a 32º, com o disco “Chaos A.D.”
Ayrton Senna x Michael Schumacher
Schumacher e Senna já foram rivais, mas o brasileiro teve a carreira encerrada prematuramente pelo acidente fatal de Ímola (Foto: AFP)Schumacher e Senna já foram rivais, mas o brasileiro teve a carreira encerrada prematuramente pelo acidente fatal de Ímola (Foto: AFP)
Os dois pilotos são grandes ídolos do automobilismo mundial e a discussão sobre quem foi melhor fica em aberto, já que Ayrton Senna morreu, em 1994, quando Schumacher estava ainda em começo de carreira na Fórmula 1 (tinha estreado em 1991). Senna teve tempo de ganhar três títulos antes de se acidentar em Imola. Schumacher encerrou a carreira de piloto com sete títulos de Fórmula 1.
Os dois chegaram a competir um contra o outro, e não se davam muito bem. Em 1992, o alemão bateu no brasileiro no GP da França, tirando-o da corrida. Senna foi tirar satisfações após o final. O alemão acabou admitindo responsabilidade pela batida. Em 1994, Senna morreu e Schumacher ganhou a temporada. O alemão dedicou o título de campeão daquele ano ao brasileiro.
Rio Amazonas x Rio Reno
Castelo à beira do Rio Reno (acima), com barcaça de transporte ao longe. Abaixo, o encontro das águas do Rio Solimões e Negro, perto de Manaus, em que correm sem se misturar por quilômetros, formando o Rio Amazonas (Foto: AFP e Camila Henriques/G1 AM)Castelo à beira do Rio Reno (acima), com barcaça de transporte ao longe. Abaixo, o encontro das águas do Rio Solimões e Negro, perto de Manaus, em que correm sem se misturar por quilômetros, formando o Rio Amazonas (Foto: AFP e Camila Henriques/G1 AM)
Com mais de 6.800 km de extensão, o Rio Amazonas é muito mais extenso que o Reno, o importante curso d’água que corta o oeste da Alemanha, com pouco mais de 1.200 km. A vazão d’água do rio tropical também é muito maior. O Reno supera o Amazonas em importância econômica, já que passa por uma das regiões mais ricas e industrializadas da Europa, banhando cidades como Bonn, Düsseldorf, Mannheim e Colônia, além de ser a saída da Suíça para o mar.
Ipanema x Mallorca
Torcedores alemães lotam discoteca em Palma de Mallorca para assistir à vitória da Alemanha sobre os EUA (Foto: Jaime Reina/AFP)Torcedores alemães lotam discoteca em Palma de Mallorca para assistir à vitória da Alemanha sobre os EUA (Foto: Jaime Reina/AFP)
Ipanema é uma das praias mais badaladas do Brasil e ficou também mundialmente conhecida graças à canção “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius. A Ilha de Mallorca, por sua vez, fica na Espanha, mas aparece nesta lista porque foi adotada como destino de férias favorito de milhares de alemães, que carinhosamente a chamam de “Malle”.
A Alemanha tem praias -- e elas são bastante frequentadas --, mas o clima frio faz com que muita gente prefira viajar para o sul da Europa, onde faz mais calor. A ilha mediterrânea tem cenários belíssimos, e os preços baixos de pacotes com tudo incluído fazem a alegria de verdadeiras hordas de alemães, que aproveitam para tomar todas nas discotecas e nas praias.

Comentários