Pular para o conteúdo principal

O "milagre da neve" de volta à Basílica Santa Maria Maior

Igreja > 2014-08-04 17:26:17 

A+ A- imprimir




Roma (RV) – Nesta terça-feira, 5 de agosto, será reevocado diante da Basílica Santa Maria Maior, o milagre da Nossa Senhora da neve, que remonta ao ano de 358 d.C. O idealizador da iniciativa, o arquiteto Cesare Espósito, dedica o já tradicional espetáculo de luzes e música de 2014 ao Papa Francisco, “porque – explica – ele comoveu o mundo levando da sua riqueza aos corações e a esperança à humanidade, defendendo os humildes”.

Segundo a tradição, Maria apareceu em sonho a um nobre patrício e à sua mulher, que não tendo filhos, haviam decidido construir uma igreja em seu nome. Um milagre indicaria a eles o local da construção. O Papa Liberio teve o mesmo sonho e, no dia seguinte, ao dirigir-se ao Esquilino, encontrou-o coberto de neve. O Papa mesmo demarcou o perímetro da edificação e a igreja foi levantada custeada pelo casal, passando a ser conhecida como Igreja de Santa Maria ‘Liberiana’ ou popularmente ‘ad Nives’.

A partir das 21 horas o espaço da Praça Santa Maria Maior será envolvido por luzes e efeitos que criarão a atmosfera para as palavras tiradas do escrito sobre o milagre e sobre a história da cidade de Roma e suas antigas tradições.

“As estátuas de mármore da Basílica serão iluminadas com efeitos especiais, com espelhos voltaicos que recriarão o céu antigo de Roma e as nuvens, com as máquinas que fabricam neve, embranquecer toda a Praça e, simbolicamente, a cidade de Roma. A neve descerá como uma mensagem de paz e de esperança. Os acordes do Messias de Handel abrirá o milagre e aparecerá Nossa senhora como sinal de absoluta força para o amor de seus fiéis”, explica Esposito.

O sonho do arquiteto é que o Papa Francisco assista ao espetáculo na Santa Maria Maior, Basílica que costuma visitar antes e após suas viagens internacionais. Bergoglio a visitou no dia após a sua eleição. (JE)

Rádio Vaticano 

Comentários