Pular para o conteúdo principal

Natal: Campanha da Cáritas Portuguesa associa-se à luta contra pobreza infantil


Organização católica vai apoiar também população do Médio Oriente



Lisboa, 18 nov 2014 (Ecclesia) - A Cáritas Portuguesa deu hoje a conhecer os destinatários da sua campanha anual de Natal,’10 Milhões de Estrelas’, quem em 2014 se centra na luta contra a pobreza infantil e no apoio à população do Médio Oriente.
“O trabalho da Cáritas é ser voz dos que não têm voz. A operação ‘10 Milhões de Estrelas- Um Gesto pela Paz’ quer ser mais do que isso, queremos que ela se transforme num grito de toda a população portuguesa contra a indiferença. É um gesto de solidariedade ativa que, por muito simples que seja, gera comunhão e cidadania”, afirma Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.
A iniciativa visa apoiar os cidadãos mais desfavorecidos, através da venda de velas pelo preço simbólico de um euro, assinala a organização católica, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A Cáritas Portuguesa assume como objetivo vender este ano “mais de 1 milhão de velas” e adianta que o valor final recolhido será aplicado em duas causas distintas: 65% reverterão em favor das famílias e pessoas em situação de carência socioeconómica que serão ajudadas através das Cáritas Diocesanas e paróquias; e 35% reverterão para a população do Médio Oriente.
A Cáritas Portuguesa é parceira, em 2014, do grupo RTP no projeto ‘Toca a Todos’, uma iniciativa que pretende mobilizar toda a sociedade na luta contra a pobreza infantil.
“Para a Cáritas a associação a esta iniciativa é uma oportunidade de dar visibilidade a uma temática que a todos diz respeito e cujos efeitos comprometem o bom crescimento das futuras gerações”, sublinha a nota de imprensa.
No âmbito desta campanha a Cáritas Portuguesa convida os portugueses a acenderem uma vela na noite de Natal, nas janelas de suas casas, “num gesto de compromisso pessoal pela paz”.
A operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ é uma iniciativa solidária que nasceu em França e começou a ser promovida em Portugal em 2003.
O principal objetivo é incentivar a sociedade civil, os cidadãos, a contribuírem para a melhoria das condições de vida de pessoas e povos desfavorecidos, atingidos por fenómenos como a pobreza, a guerra, as catástrofes naturais, as desigualdades sociais.
campanha tem lugar durante o Advento (tempo litúrgico que precede o Natal no calendário católico) e é concretizada através de manifestações públicas de natureza religiosa, cívica, cultural e artística desenvolvidas pela Cáritas Portuguesa e pelas Cáritas Diocesanas.
De 26 a 30 de novembro haverá uma “Semana Cáritas” na rádio e televisão públicas e de 3 a 6 de dezembro, no Terreiro do Paço, em Lisboa, a Cáritas associa-se a uma ação contra a pobreza infantil, promovida pela ‘RTP+’.
OC

Comentários