Pular para o conteúdo principal

Google e centro espacial francês atuam juntos em internet via balões

15/12/2014 11h09

CNES trabalha há 50 anos em pesquisas estratosféricas com balões.

Centro fará análises, e companhia fornecerá dados da camada de ozônio.

Do G1, em São Paulo
'Project Loon' navega por meio da estratosfera, onde existem diferentes camadas de vento (Foto: Divulgação)'Project Loon' navega por meio da estratosfera, onde existem diferentes camadas de vento (Foto: Divulgação)
Google acertou uma parceria com o Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES) para turbinar o Projeto Loon, que usa balões para levar internet a áreas afastadas e sem conexão.
“O Google vai trabalhar com a CNES para conectar 4 bilhões de pessoas com balões lançados na atmosfera”, informou o centro espacial francês na última quinta-feira (11).
A entidade francesa já trabalha com o uso de balões para fornecer conexão à internet. Tem o maior programa desse tipo depois da Agência Espacial Americana (Nasa). O centro conduz estudos desse tipo há 50 anos e reúne 60 cientistas dedicados a área.
O CNES colocar à disposição do Google seus equipamentos de pesquisa, além de conduzir a análise dos voos de teste dos balões. A companhia de internet norte-americana, por sua vez, irá ajudar o centro a estudar o buraco da camada de ozônio na Antártida.
“Os balões desenvolvidos em conjunto serão utilizados, com a ajuda do Google, para alcançar novas campanhas científicas em voos estratosféricos para estudar a atmosfera”, comunicou o CNES.
O Google informou que alguns dos balões ficam mais tempo no ar do que o esperado. Chegam a flutuar por mais de cem dias.
Parte do projeto Loon, balão do Google no ar para fornecer conexão à internet da estratosfera. (Foto: Divulgação/Google)Parte do projeto Loon, balão do Google no ar para fornecer conexão à internet da estratosfera. (Foto: 

Comentários