Pular para o conteúdo principal

Rádio Vaticano, uma emissora a serviço di diálogo e da união da humanidade

Rádio Vaticana


Cidade do Vaticano (RV) – Por ocasião do Dia Mundial do Rádio celebrado na quinta-feira (12/02), a Rádio Vaticano, que na última terça-feira completou 84 anos, recebeu em Madrid o  “Prêmio Internacional da Academia Espanhola da Rádio”. Em uma vídeomensagem, o Diretor da nossa emissora, Padre Federico Lombardi, sublinhou que a Rádio Vaticano prossegue o seu histórico empenho a serviço da Igreja e para o diálogo e a união da humanidade. O Prêmio foi recebido na noite de sexta-feira, em nome da Rádio Vaticano, pelo Núncio na Espanha, Dom Renzo Fratini.
Na mensagem, o Padre Lombardi destaca os mais de 80 anos da emissora do Papa, que presta serviço ao Pontífice, à Igreja e à humanidade, e o olhar voltado para um futuro caracterizado sempre mais pelas transformaçoes das tecnologias e da multimedialidade.
“A Rádio Vaticano – recordou o sacerdote jesuíta – tem naturalmente uma função de comunicação religiosa, mas seu serviço sempre cobriu horizontes bem mais amplos dos problemas, com particular atenção à paz, à liberdade religiosa, aos direitos humanos, ao diálogo entre as religiões e com as confissões cristãs”.
Durante a II Guerra Mundial – observou – a Rádio Vaticano “fez um grande trabalho em favor das pessoas prisioneiras e dispersas”. E hoje, “seguindo o espírito do Papa Francisco”, a emissora “difunde continuamente mensagens atentas às ‘periferias’ das pessoas que sofrem marginalização, injustiças, dificuldades materiais e espirituais”. O faz – observou Padre Lombardi – numa “perspectiva universal, aberta a todos os povos de todos os continentes. As mais de 40 línguas utilizadas, as 60 nacionalidades de seus funcionários expressam concretamente a sua natureza de força de paz e de diálogo pela humanidade de hoje, confrontada com problema dramáticos”.
Padre Lombardi destacou que o cerne do trabalho cotidiano da Rádio Vaticano é o “serviço da comunicação para o diálogo e para a união da humanidade”. Isto – reiterou – é o motivo de nossa existência, que vivemos como uma missão, animada pelo espírito do Evangelho e hoje pelo ensinamento e pelas ações do Papa Francisco.
Ao concluir sua mensagem, o Diretor da Rádio Vaticano agradeceu à Academia pelo prestigioso reconhecimemento que, como afirmou, é um encorajamento para continuar nesta missão, sentindo-se solidários com a grande comunidade dos comunicadores”. (JE)

Comentários