Pular para o conteúdo principal

A DOÇURA DO SER E DE SER MULHER

Lu Couto*

Mulher: ser que é templo. Templo que acolhe... Gera... Cria! É luz... Que dá luz! Luz que brilha, com capacidade enorme de gerar a paz. Mulher que é paz. Que acalma, ameniza dores, tranquiliza e acalenta corações. Que sabe ser forte quando necessário. Frágil quando quer - ou convém.

Com simples olhar, desperta o amor. Com pequenos gestos, sabe ser ousada sem ser vulgar. Não sente vergonha quando chora. E sabe a hora certa de calar... Mas no silêncio tudo fala. Tudo diz. É solidão. Às vezes saudade. É estrela a brilhar nas noites de escuridão e iluminar caminhos. Sabe ser mulher e menina... Sedutora e seduzida.

Mulher é como música. Alegre, tem ritmo vibrante. Improvisa coisas inesperadas e sutis para surpreender e agradar o homem amado. É forte tempestade que chora, com lágrimas em cascata. É vulcão quando ama. É mulher! Mulher de verdade! Ou... Simplesmente... Mulher!
Quando incompreendida sofre, porém,  sabe superar com leveza, porque tem a força do saber amar e perdoar. É companheira, guerreira – batalhadora. Sabe lutar sem medir esforços. Pode perder uma luta, mas nunca perde os objetivos e ideais. Tampouco a plenitude e a doçura. Ainda que perca seus amores, nunca desiste de sonhar. 

É feminina, sensível, amável, com plenitude e força. Grandeza. Sabe ser ternura quando se envolve. É segredo quando encanta. Razão quando ama! Como a lua - tem suas fases. É mistério... Encanto... Que alguns homens – muitos - ainda não conseguiram desvendar. Ou jamais desvendarão... Jamais...
Gosta de ser envolvida em terno e carinhoso abraço, onde se sente protegida, amparada. Precisa ouvir sempre: “eu te amo”. E gosta de ser desejada e que lhe deem o devido e merecido valor. Em sentido inverso, não gosta que a tratem como objeto, algo que tem dono. Ou como alguém que está ali para ser apenas simples companhia. Não é fácil ser mulher intensa. Todas as mulheres sabem disso. Vivemos e sentimos tudo... Todas as dores... Até mesmo dores alheias. 

A mulher dá tudo de si por quem ama, ainda mais quando esse ser que ama faz parte de seu coração. Seu bem querer. Tem sempre palavras de carinho, compreensão e conselhos generosos e extrema sensibilidade. Nem sempre é ouvida como merece, mas nem por isso deixa de ter a gigante capacidade de perdoar.

Sofre.  E quantas vezes, inadvertidamente se deixa enganar, magoar... Mas lê muito bem as ações e atitudes de quem a magoou uma vez.  É sábia para não deixar ser enganada novamente com facilidade. Defende-se com sorriso forte, demonstra ser confiante, mesmo quando as coisas não estão bem.

Essa preciosidade chamada mulher: joia rara... Luta muito... Luta tanto que se os homens conseguissem entrar em seu coração e mente por apenas poucos segundos, ficariam em estado de choque. Embasbacados. Perdidos e de certa forma, frustrados, por finalmente verem a grandeza da sua alma.  Ver como ela consegue tudo. O possível e o impossível. Porque mulher é luz... Vida! É esperança! É garra! Meiguice, doçura. Ao mesmo tempo firmeza! Razão, mas acima de tudo amor... Coração! Mulher: Coração!
*Jornalista, escritora, poetisa e colunista.

Comentários