Pular para o conteúdo principal

Dom Helder chegou ao Rio de Janeiro em 1936

Conselho do pai: “Meu filho, você sabe o que é ser padre? Lembre-se que Padre e egoísmo nunca podem andar juntos. Padre tem que se gastar e se deixar devorar”. 
O santinho da ordenação sacerdotal
Dom Manuel da Silva Gomes com Pe. Helder.
Dom Manoel da Silva Gomes, seu arcebispo, ao saber do desejo do jovem Padre, assim se expressou: "Meu filho, é Deus, é Deus que está lhe chamando para o Rio de Janeiro. Vá, meu filho, vá!”.
Pe. Helder e Dom Leme (1930 - 1942).
Dom Leme e a cruzada de oração: O jovem Padre Helder subiu ao púlpito para o seu primeiro sermão junto aos colegas de sua nova arquidiocese.  A figura magra, pálida, olhos fechados, mãos trêmulas e exaltadas, pronunciou uma oração que até hoje é recordada.  Um sermão que foi quase um escândalo, cobrando dos sacerdotes aquele fervor, aquele entusiasmo que o dia a dia e pouco a pouco se esfriava (...).
Dom Jaime de Barros Câmara (1943 - 1971).
 Um dia disse a Dom Helder: “O senhor não pode fazer isso. Um bispo da Igreja é um príncipe e um príncipe não pode se misturar”. 
Dom Helder teve um encontro com Padre Cícero, quando tinha 18 anos de idade (...). Dom Helder foi vender uma assinatura do jornal O Nordeste, que costumava atacar o padre do Juazeiro. O seminarista ficou surpreso porque não foi hostilizado e conseguiu com que o velho sacerdote assinasse o periódico (Fonte: Blog do Roberto Almeida).
Dom Helder e Monsenhor Montini - futuro Papa Paaulo VI

Comentários