Pular para o conteúdo principal

Papa reúne-se com conselho consultivo de cardeais

Ansa

Agência Ecclesia 10 de Dezembro de 2015, às 14:24 
Ansa
Francisco anunciou criação de nova congregação «Leigos, Família e Vida» na Cúria Romana

Cidade do Vaticano, 10 dez 2015 (Ecclesia) - O Papa está reunido com o conselho consultivo de cardeais (C9) que criou para o aconselharem na reforma da Cúria Romana, depois de ter anunciado em outubro a criação de uma nova congregação da Cúria Romana para as áreas da Família, Leigos e Vida.

"Decidi instituir um novo dicastério com competência sobre leigos, a família e a vida, que vai substituir o Conselho Pontifício para os Leigos e o Conselho Pontifício para a Família, ao qual vai estar ligada a Academia Pontifícia para a Vida", disse Francisco, a 22 de outubro, durante o Sínodo dos Bispos sobre a Família.

O Papa informou então que uma comissão própria vai "redigir um texto para delinear canonicamente" as competências do novo organismo, documento que será discutido neste encontro do Conselho de Cardeais.

A 11ª reunião do chamado ‘C9’ decorre até quarta-feira, à porta fechada, no Vaticano.

Em cima da mesa continua a criação de outra congregação, dedicada às áreas da ‘Caridade, Justiça e Paz”, ainda sem uma proposta conclusiva.

Os trabalhos da última reunião do conselho consultivo de cardeais dos cinco continentes tinham abordado “os procedimentos para a nomeação dos novos bispos” e questões ligadas aos casos de abusos sexuais de menores.

A 27 de outubro, o Papa explicou numa carta sobre o processo de reforma da Cúria Romana que o Regulamento Geral da Cúria Romana e a Constituição Apostólica ‘Pastor Bonus’ estão em “pleno vigor”.

“Gostaria de reafirmar que este período de transição não é de modo algum um tempo de 'vacatio legis' [vacância da lei]”, escreveu Francisco numa missiva enviada ao Secretário de Estado do Vaticano.

O Papa explicava que é necessário o “cumprimento das normas comuns” para garantir a realização regular do trabalho na Cúria Romana e nas instituições ligadas à Santa Sé.

Francisco assinalou também que a reforma de algumas estruturas da Cúria Romana “está a decorrer segundo o programa estabelecido” e é da responsabilidade do Conselho de Cardeais, por si instituído a 28 de setembro de 2013.

OC

Comentários