Pular para o conteúdo principal

IMAGEM PEREGRINA DE FÁTIMA COM DEFESA DA VIDA E DA FAMÍLIA

Agência Ecclesia 08 de Fevereiro de 2016, às 11:53   
D. Manuel Clemente rezou pela valorização da maternidade e da complementaridade homem-mulher

Foto: Arlindo Homem
Lisboa, 08 fev 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca presidiu este domingo à Missa de conclusão da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Lisboa, rezando pela valorização da maternidade e da complementaridade homem-mulher.

“Olhai por todas as mães, para que recebam o dom dos seus filhos, desde o momento da sua conceção, contando com o apoio dos seus familiares e duma sociedade que legal e praticamente reconheça o valor da vida como o primeiro dos valores, imprescindível base de todos os demais”, declarou, no final da homilia que proferiu durante a celebração, no Mosteiro dos Jerónimos.

A intervenção acontece a poucos dias do regresso ao Parlamento dos projetos legislativos que visam promover alterações nas questões do aborto e da adoção por pessoas do mesmo sexo, após o veto presidencial às leis aprovadas na Assembleia da República.

“Olhai pelos pais, para que os filhos contem com a complementar referência feminina e masculina, indispensável no seu todo ao crescimento humano, que essencialmente a requer”, disse ainda D. Manuel Clemente, numa intervenção enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa convidou os católicos de Lisboa a estar “próximos das necessidades dos outros e a acompanhá-los na vida e até à morte natural”.

Numa referência ao atual debate sobre a eutanásia, o cardeal-patriarca de Lisboa pediu que não faltem nunca “os cuidados e a convivência onde o amor realmente se comprova, em especial na doença e na agonia”.

“Fazei-nos seguir o vosso Filho, no apelo evangélico à decidida conversão a Deus e ao serviço do próximo, sobretudo dos que mais precisam de ser acolhidos, respeitados e amparados, ao longo do percurso completo da vida de cada um”, prosseguiu, numa oração dirigida a Nossa Senhora de Fátima.

Após três semanas de visita da Imagem Peregrina ao patriarcado, D. Manuel Clemente citou o cardeal Cerejeira para dizer que “não foi a Igreja que impôs Fátima, mas Fátima que se impôs à Igreja”.

A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às 20 dioceses de Portugal durante um ano – maio 2015-maio 2016 - realiza-se no âmbito do Centenário das Aparições na Cova da Iria, que se celebra em 2017.

OC

Comentários