Pular para o conteúdo principal

LIBERTAÇÃO SEM FRONTEIRAS

“Fazer o bem sem preocupar-se com o quem”, indo inclusive além dos próprios limites.
Por Dom Paulo Mendes Peixoto*
Dizemos que Deus sempre age no mundo através da ação das pessoas. Significa “fazer o bem sem preocupar-se com o quem”, indo inclusive além dos próprios limites. Para isto existe, a partir da Palavra de Deus, um projeto amplo e possível de libertação, tendo como finalidade atingir a todas as pessoas que vivem em condições de sofrimento, para que possam viver a abundância da vida.
A história é dinâmica e se concretiza nas atividades de quem dela faz parte. Não há como ser excluído de seu contexto, porque cada pessoa ocupa um espaço e um raio de influência, seja fazendo o bem, ou fazendo o mal, ou até não fazendo nada. O indivíduo é identificado nos seus contatos e relacionamentos com outras pessoas, que faz com que crie uma experiência de vida.
A expressão “libertação sem fronteiras” tem por finalidade envolver toda sociedade num protagonismo edificante, mesmo tendo que enfrentar contradições, dificuldades e oposições. A história tem muitas marcas de pessoas que se consumiram para deixar um legado de libertação. No nível da fé, muitos foram martirizados, derramando o próprio sangue para defender a justiça.
O caminho que fazemos na vida pode estar cheio de impecílios, barreiras, quebra molas, mas quando feito com liberdade e carinho, ele constrói o bem, muito mais quando feito com entrega total. Alguns caminhos não levam a lugar nenhum. Ainda em tempo, quando o rumo é sem esperança, tudo deve ser refeito, mesmo que custe sacrifício e mudança de mentalidade.
O complemento do ser humano está no amor, que o faz ultrapassar fronteiras no relacionamento. Ele leva ao encontro do outro e não deixa espaço para o egoísmo, o desentendimento e o ciúme. A falta de amor em relação ao outro significa também incapacidade de amar a si mesmo.
A mensagem de libertação trazida por Jesus Cristo é ampla, destinada a todas as pessoas e não tem como privatizá-la ou mesmo manipulá-la, impedindo sua força de ação transformadora. É um projeto concreto, nos moldes da globalização, sem fronteiras e capaz de construir realidades novas.
CNBB 25-01-2016.
*Dom Paulo Mendes Peixoto é arcebispo de Uberaba (MG).

Comentários