Pular para o conteúdo principal

A MALDIÇÃO CHINESA

Eu e você, caro leitor, estamos sob o poder desta maldição, chinesa ou não.
Por Max Velati*
A frase é conhecida como “a maldição chinesa”, mas não há evidências de que seja de fato um ditado chinês. Numa tradução livre seria algo como “tomara que você viva tempos interessantes”. Pois eu e você, caro leitor, estamos sob o poder desta maldição, chinesa ou não.
Escrevo esta coluna na manhã do dia 4 de março, poucos minutos depois de ver no primeiro noticiário do dia a Operação Lava Jato na fase Alethea, conduzindo coercitivamente o ex-presidente Lula para depor. Para meu azar, tenho um voo marcado que decola em três horas e ficarei depois isolado por quase duas semanas, distante de qualquer fonte de informação. 
Peço desculpas ao leitor se não ofereço uma coluna “fresca”, abordando o que deve estar sendo mostrado em noticiários recheados de provas concretas da maldição chinesa que paira sobre nós. Posso apenas imaginar o que acontecerá a partir desta carona forçada que o ex-presidente pegou para as dependências da Polícia Federal. 
No meu isolamento, não vou ter paz imaginando o que terá acontecido com o Brasil neste capítulo “interessante”. Imagino os membros do PT indignados, acusando os mecanismos legais de funcionarem contra a Democracia. Vejo pessoas vestidas com camisetas vermelhas ignorando evidências, cifras e delações, que – é sempre bom lembrar - também podem ser chamadas de confissões. Ouço “a história do Lula” agitada ao vento como uma bandeira, como se a bandeira do Brasil não fosse o pavilhão verde e amarelo, como se o Brasil não tivesse uma história própria que também merecesse respeito. E por fim, como se as pessoas não mudassem, contraíssem fraquezas e fragilidades e cedessem às tentações, trocando ao longo da vida ideologias e convicções por somas polpudas.
Isolado, vou ficar imaginando cenas e cenários políticos. Vejo membros de outros partidos aliados ao Governo e também os notáveis dos partidos de oposição finalmente apreensivos, talvez pela primeira vez. A lei não parece mais um pequeno animal domesticado, manso, mas uma força a ser respeitada. Os labirintos burocráticos que emperram, adiam e dissolvem multas e penas podem estar com os dias contados.
No meu isolamento vou ficar preocupado com a segurança de familiares e amigos. Guerra Civil? Será? Prometeram “incendiar” o Brasil se o ex-presidente Lula fosse preso. Será? MST nas ruas? O exército com as novas versões dos blindados fora dos quartéis? Será?
Tempos interessantes, sem dúvida.
Mas que você viva tempos interessantes com finais felizes!
*Max Velati trabalhou muitos anos em Publicidade, Jornalismo e publicou sob pseudônimos uma dezena de livros sobre Filosofia e História para o público juvenil. Atualmente, além da literatura, é professor de esgrima e chargista de Economia da Folha de S. Paulo. Publica no Dom Total toda sexta feira.

Comentários