Pular para o conteúdo principal

QUARESMA: TEMPO DE RECOLHIMENTO E REFLEXÃO

Jejum, orações e visitas estão entre as formas de preparação para a Páscoa.


Por Patrícia Azevedo
Repórter DomTotal

Quarenta dias sem comer chocolate ou tomar bebidas alcoólicas. “Falando assim, parece algo difícil e até mesmo assustador. São as coisas que mais gosto, certamente! Como abrir mão delas?”, contou a técnica em edificações Letícia Rocha. O sacrifício, no entanto, tem um propósito maior: a preparação para a Páscoa, que será celebrada no próximo domingo (27).
“É a primeira vez que faço, está sendo um desafio. Até brinco com os meus colegas: o pessoal fala ‘fora PT’ e eu entendo ‘bora beber’. Mas esse período de reflexão se mostrou muito enriquecedor”, afirmou Letícia.
Quem também aderiu ao jejum durante a quaresma foi a design de interiores Adriane Lino. Ela está sem comer qualquer tipo de carne, acompanhando uma antiga tradição de sua família. “Temos fortes raízes católicas. Da mesma forma que Jesus foi para o deserto, nós fazemos esse período de recolhimento. Optamos pelo consumo apenas do ovo ou do peixe”, contou Adriane.
Mas para o sacrifício ser válido, ressaltou a design, deve vir acompanhado de uma análise profunda. “Não pode ser algo aleatório. Ele é um convite para cada um pensar sobre a sua vida e ver o que precisa melhorar. (...) Enxergo a Páscoa como o momento de morrer o que é velho e nascer uma nova Adriane”, disse.
A dona de casa Maria Perpétua Galvão, que integra a equipe de Liturgia da paróquia São Sebastião e São Vicente, também defende a pausa para reflexão. No entanto, ela não considera o jejum fundamental. “Não vejo muito sentido. Jesus quer o perdão, uma mudança de vida; não que a pessoa deixe de comer alguma coisa. Se você pegar o dinheiro que gastaria com um chocolate, por exemplo, e doar para a caridade, ai sim é válido”, defende.
Para a dona de casa, cada um deve encontrar sua forma de estar perto de Deus durante a quaresma. “No meu caso, o grupo que participo intensifica as visitas a enfermos e hospitais, a realização de serestas e outras ações. Buscamos levar conforto e alegria para as pessoas”, completa.

Tradição
A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.
Redação DomTotal

Comentários