Pular para o conteúdo principal

PAPA PEDE «VIDA DIGNA» PARA PEQUENOS AGRICULTORES


Agência Ecclesia 05 de Abril de 2016, às 15:29       

Francisco apresenta quarto vídeo com intenções de oração
Cidade do Vaticano, 05 abr 2016 (Ecclesia) – O Papa pede no seu quarto vídeo com intenções de oração uma “vida digna” para todos os pequenos agricultores, pedindo um reconhecimento global do seu esforço.

“Obrigado, camponês, o teu contributo é imprescindível para toda a humanidade. Como pessoa, filho de Deus, mereces uma vida digna”, refere Francisco, numa intervenção divulgada hoje através do YouTube pelo Apostolado da Oração, a rede mundial que divulga as intenções propostas pelo pontífice.

O Papa questiona a falta de reconhecimento justo dos “esforços” dos pequenos agricultores.

“A terra é um dom de Deus, não é justo utilizá-la para favorecer apenas alguns, despojando a maioria dos seus benefícios e dos seus direitos”, adverte.

Já na sua encíclica ‘Laudato Si’, no n.º 129, Francisco sustentava que as economias de larga escala, especialmente no setor agrícola, acabam por forçar os pequenos agricultores a “vender as suas terras ou a abandonar as suas culturas tradicionais”.

“As autoridades têm o direito e a responsabilidade de adotar medidas de apoio claro e firme aos pequenos produtores e à diversificação da produção”, apelava então.

“O Vídeo do Papa” é uma plataforma lançada pela Rede Mundial de Oração do Papa - Apostolado da Oração (AO), da Companhia de Jesus, através da qual Francisco convida homens e mulheres do mundo inteiro a unir-se às suas intenções.

O vídeo do Papa é também disponibilizado na rede social facebook, em www.facebook.com/ovideodopapa, com outras informações sobre esta iniciativa e interação com a comunidade que a integra.

De acordo com o AO, estima-se que façam parte da Rede Mundial de Oração do Papa mais de 30 milhões de pessoas, em dez idiomas.

‘O Vídeo do Papa’ foi idealizado e realizado pela agência La Machi, Consultora de Comunicação para Boas Causas, e conta com o apoio do AO-Portugal.

Todos os meses, o Papa confia duas intenções de oração: uma universal, com temáticas que apelam a todos os homens e mulheres de boa vontade; e outra pela evangelização, mais centrada na vida da Igreja e na sua missão.

“Gostaria que pensasses nisso e unisses a tua voz à minha por esta intenção: que os pequenos agricultores recebam a justa compensação pelo seu precioso trabalho”, pede Francisco, neste mês de abril.

OC

Comentários