Pular para o conteúdo principal

Ulisses e Palamedes

Grecianny Carvalho Cordeiro*

Ulisses ou Odisseu, filho de Laertes e rei de Ítaca, era considerado um dos homens mais astutos e inteligentes de sua época. Em razão disso, Homero escreveu um livro em sua homenagem - a Odisseia -, onde narra as suas inúmeras aventuras ao tentar regressar para os braços da esposa Penélope, após o fim da guerra de Troia, numa jornada que ainda duraria dez anos vagando pelos mares.
Foi de Ulisses a ideia de sequestrar o adivinho troiano Heleno, e fazê-lo revelar os sagrados segredos que protegiam Troia.  Foi ele quem conseguiu ali entrar sorrateiro, no auge da guerra, e roubar o Paládio, uma estátua da deusa Atena, caída do céu, em torno da qual havia a crença de que, enquanto estivesse na cidade, esta ficaria protegida da destruição. 
Também foi sua a ideia de construir um cavalo de madeira para presentear os troianos, em cujo interior estariam diversos guerreiros, prontos para atacar, tão logo fosse colocado dentro da cidade, num feito capaz de decidir o curso de uma guerra que parecia interminável.
Mas apesar de toda a sua astúcia, Ulisses também já se vira presa de seus próprios ardis. 
Antes mesmo de a guerra de Troia ter início, Agamenon estava empenhado em recrutar os melhores guerreiros para se aliarem ao seu exército, ocasião em que foi até Ítaca, juntamente com Palamedes e seu irmão Menelau, a fim de se constatar se Ulisses não poderia ajudá-lo, pois se espalhara a notícia de que havia enlouquecido.     
Ali chegando, Agamenon e seus companheiros viram que Ulisses tinha um olhar desvairado e não fora capaz de reconhecer ninguém. Parecia um louco. Ele estava semeando um pedaço de terra com sal, sendo o arado puxado por um boi e por um asno, ao tempo em que era observado por Penélope, com o filho Telêmaco no colo. 
Vendo aquela cena, o não menos esperto Palamedes pegou o filho de Ulisses dos braços da mãe e colocou-o na frente do arado. Percebendo que a criança estava prestes a ser esmagada pelos animais, Ulisses se desesperou e confessou que tudo não passava de um fingimento. E assim fora recrutado para a guerra.
Palamedes conseguiu desmascarar um dos homens mais inteligentes, simplesmente vulnerando-o, colocando em risco aquilo que ele tinha como mais sagrado e importante em sua vida, o filho.
Ninguém é tão sábio, tão esperto, tão inteligente, que não possa ser vitimado pelos seus próprios atributos. Ninguém pode ser subestimado... um dia, outra pessoa tão qualificada quanto surgirá e as máscaras cairão. 
Quantos Ulisses e Palamedes conhecemos?

*Promotora de Justiça, escritora e presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza

Comentários