Pular para o conteúdo principal

DR. VICENTE TEIXEIRA LANÇA LIVRO: CULTO ÀS IMAGENS E RELIGIOSIDADE POPULAR


Vicente Teixeira, das Academias de Letras dos Municípios e Lavrense de Letras, convida você para o lançamento do seu livro “Culto às Imagens e religiosidade Popular”.

No sábado, dia 4 de junho, às 20 horas no Salão Paroquial da Igreja de Santo Afonso (Av. Jovita Feitosa, 2733 – Parquelândia).

APRESENTAÇÃO

Padre Geovane Saraiva *

É-nos por demais grato, e com razões até de sobra, apresentar, e com grande alegria no coração, a todos quantos possam acolher a mensagem do autor. Quantos benefícios Deus tem concedido à Igreja através da garra e da bondosa disponibilidade do escritor e acadêmico, integrante da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, representando o município de Barreira, Dr. Vicente Alves Teixeira. É por demais oportuna e, ao mesmo tempo, louvável e edificante a reflexão sobre acontecimentos e fatos surpreendentes, especialmente no mundo da religiosidade popular, sem esquecer, evidentemente, da importância incomensurável para os cristãos católicos, da imersão no mundo da arte, do abstracionismo, da compreensão da simbologia, através do tema do culto às imagens.

Este terceiro livro do Dr. Vicente Alves Teixeira junta os frutos de seus estudos e preocupações intelectual, de reuniões, conferências e estudos. Desejoso ele de contribuir com a construção do Reino de Deus, apresenta elementos enriquecedores e indispensáveis para uma melhor compreensão dos cristãos leigos. Temos mesmo que agradecer ao bom Deus por esta obra “Culto às Imagens e Religiosidade Popular”, que é fruto de uma generosa vida em favor do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, do anúncio da Boa-Nova da Paz. “Ele enviou a palavra aos filhos de Israel, dando-lhes a boa nova da paz por Jesus Cristo, que é Senhor de todos” (cf. At 10, 36). O autor carrega consigo as marcas de comprovada dedicação à Igreja de Deus, na Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, no Encontro de Casais Com Cristo, a partir da fundação do mesmo, em abril de 1981. No seu ardor missionário, integra o Grupo de Estudo Bíblico, a Pastoral do Batismo, o Conselho Econômico, a Liturgia, o Terço dos Homens, sem esquecer da Pastoral do Matrimônio. Ainda reserva tempo para o Movimento das Equipes de Nossa Senhora, no qual atua como membro efetivo.

No catolicismo popular, sabemos da importância que foi dada às devoções, em detrimento dos sacramentos. É claro que a existência de inúmeras paróquias no Brasil é uma evidência da forte religiosidade popular, que marcou o período colonial; também o entrelaçamento entre as estruturas políticas e religiosas da colonização. Estou convicto de que o trabalho abrangente do Dr. Vicente Alves Teixeira muito irá contribuir para que o povo de Deus tenha sempre mais e melhor compreensão histórica e cultural da nossa formação, no campo da religiosidade popular que na América Portuguesa, devido à multiplicidade de povos, sendo em sua maioria negros, indígenas e portugueses, daí ficarmos diante das crenças populares e religiões, pelo trabalho do imortal Vicente Teixeira. Mesmo com a tarefa de catequizar e propagar a fé, instituída no Concílio de Trento, essas obrigações da Igreja, na prática, eram falhas. Embora o catolicismo fosse ensinado aos indígenas e aos negros, posteriormente, os missionários não conseguiam fazer com que a religião fosse praticada da maneira desejada e plena. Devido às adversidades causadas pelo tamanho da colônia e à resistência indígena, a catequização era insuficiente, insuficiência herdada da Igreja católica, de uma maneira geral, deixando brechas para que outras crenças se misturassem ao catolicismo.

No mundo das imagens, inseparável do mundo da religiosidade popular, constatamos que muitos acontecimentos da História, se não forem registrados, podem perder-se na bruma do esquecimento. Nesse sentido, rogo ao bom Deus que o Dr. Vicente Alves Teixeira, de fato, possa contribuir como engenheiro agrônomo, com toda a plenitude de seu rigor científico. Faço votos de que a pesquisa e estudo, nos registros históricos do autor, apresentados de maneira tão fácil e didática, possa contribuir não só no sentido de uma melhor compreensão da História e tratados afins, mas que possa despertar uma fé sempre mais sólida e lúcida, indicando o caminho da esperança, nas palavras do apóstolo Paulo: “A esperança, com efeito, é para nós qual âncora da alma, segura e firme, penetrante para além do véu” (cf. Hb 6,19). Que as sábias palavras do Papa Francisco, proferidas em 29.10.2013, estimulemos a mergulhar profundamente no referido tema: “A esperança cristã é aquela ardente expectativa de arriscar; a esperança é, portanto, mais do que otimismo, mais do que bom ânimo… Os primeiros cristãos – recordou o Santo Padre – consideravam a esperança como uma âncora na margem do Além. E a nossa vida é, precisamente, caminhar em direção a esta âncora”.

*Pe. Geovane Saraiva, pároco da Paróquia de Santo Afonso, integra a Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará e a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza. Publicou os livros: “O Peregrino da Paz”, “Nascido Para as Coisas Maiores”, “A Ternura de um Pastor”, “A Esperança Tem Nome”, “Dom Helder- Sonhos e Utopias”, “25 Anos Sobre Águas Sagradas”, “Francisco, um Sinal para o Mundo” e “Voz dos que não têm voz”, “Rezar com Dom Helder” e “Francisco o futuro do mundo”.

Comentários