Pular para o conteúdo principal

FÁTIMA: BISPO PRESIDIU À DEDICAÇÃO DO NOVO ALTAR DO RECINTO DE ORAÇÃO DO SANTUÁRIO

Agência Ecclesia 08 de Maio de 2016, às 11:36       
Foto: Fatima.pt
Foto: Fatima.pt
Obra foi projetada pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis e pela arquiteta Paula Santos

Fátima, Santarém, 06 mai 2016 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidiu hoje à celebração da dedicação do novo altar do presbitério no recinto de oração do Santuário de Fátima.

Na homilia da celebração, perante centenas de pessoas, o prelado explicou o simbolismo do ato de consagração, sublinhando que "o altar da Eucaristia é o altar da misericórdia de Deus em Cristo".

D. António Marto saudou ainda os participantes na peregrinação nacional dos jovens católicos, o 'Fátima Jovem' 2016.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Serviço de Informação do Santuário explica que o presbitério, onde se inclui o altar, é uma “construção completamente nova” do arquiteto grego Alexandros Tombazis, o mesmo que assinou o projeto da Basílica da Santíssima Trindade, e pela arquiteta Paula Santos.

A nova estrutura, refere a instituições, "pretende, no seu conjunto e em cada um dos seus elementos, ser também entendido como uma obra de arte e conseguir uma integração harmónica no espaço envolvente".

O espaço tem três pontos "fundamentais", o altar, o ambão, e a cátedra, aos quais se somam a cruz e o suporte para a imagem de Nossa Senhora,

O novo presbitério tem capacidade para 120 concelebrantes e desceu 2,4 metros na escadaria face ao antigo, tornando-se assim "mais próximo da assembleia".

A estrutura conta com uma cobertura, que será posteriormente instalada, para proteção das condições meteorológicas, em fibra de vidro.

"A pedra ataíja – calcário da região – com que foram construídas a escadaria e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi o material mais usado na nova construção", assinala o Santuário de Fátima.

A obra vai assim substituir a construção provisória de 1982, relativa à primeira visita do Papa São João Paulo II.

Para o reitor, Pe Carlos Cabecinhas, esta obra alcançou o seu duplo objetivo: dotar este recinto de oração de um presbitério funcional que assegure, simultaneamente, uma expressividade simbólica através de uma qualidade arquitectónica.

“Este presbitério marca a visibilidade do Santuário” e todo o recinto fica preparado “para acolher os peregrinos”, o que para o Santuário “é absolutamente relevante”, afirmou aos jornalistas no final da celebração.

CB/OC

Comentários