Pular para o conteúdo principal

FÁTIMA: PROGRAMAÇÃO CULTURAL ALARGA FRONTEIRAS DO SANTUÁRIO

Agência Ecclesia 10 de Maio de 2016, às 16:46        
Coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições sublinha aposta na «diversidade»

Fátima, 10 mai 2016 (Ecclesia) - O vice-reitor do Santuário de Fátima, padre Vítor Coutinho, afirmou que o programa cultural que tem acompanhado a preparação do centenário das aparições (1917-2017) permite alargar fronteiras nas propostas da instituição.

“Um santuário tem por missão acolher e dar as melhores condições aos peregrinos para viverem aqui a sua fé, na diversidade que é caraterística das próprias pessoas, terá de haver sempre várias possibilidades de viver neste espaço o encontro com Deus, com a mensagem de Fátima”, diz à Agência ECCLESIA o coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima.

O santuário da Cova da Iria acolhe em maio a primeira grande peregrinação do ano, a que está associada a estreia do espetáculo multidisciplinar ‘Fátima – O dia em que o Sol bailou’.

Este trabalho foi encomendado pelo Santuário à Vortice Dance Company, residente em Fátima, que este ano completa 15 anos de existência.

O padre Vítor Coutinho deixa o seu elogio a uma Companhia com qualidade “reconhecida a nível internacional” e que “procura traduzir, através de diversas artes performativas, aquilo que é o núcleo da mensagem de Fátima”, recorrendo às “categorias culturais que as pessoas têm para lerem essa mensagem”.

O Santuário, acrescenta o vice-reitor, sempre recorreu “ao melhor de cada época” para “levar mais longe a sua mensagem”, com proposta cultural “portadora de uma mensagem”.

“O objetivo é levar aos homens e mulheres de hoje alguma coisa da mensagem de Fátima através das melhores linguagens que temos”, precisa o vice-reitor.

Os espetáculos pretendem ser uma “forma de acolhimento” a todos, independentemente das suas vivências religiosas.

“Tal como no espaço não pedimos certidão de Batismo a ninguém, pedimos apenas o respeito mínimo, pensamos que nós também ao comunicar temos de tentar chegar a todas as pessoas”, observa o padre Vítor Coutinho.

‘Fátima – O dia em que o Sol bailou’ tem esta quarta-feira uma antestreia reservada a escolas e  colégios de Fátima.

A estreia está marcada para o próprio dia 13 de maio, pelas 21h00, no grande auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

Com a assinatura dos coreógrafos e diretores artísticos Cláudia Martins e Rafael Carriço, o espetáculo evoca a presença de Nossa Senhora ‘vestida toda de branco, mais brilhante que o sol’ diante de três crianças de Aljustrel, Lúcia, Jacinta e Francisco, procurando estabelecer um paralelismo entre esse encontro e o mundo contemporâneo.

Após as apresentações em Fátima – a 11 , 13 e 15 de maio o espetáculo estará em cena em Portugal, no Teatro Municipal de Bragança, e no Brasil, passando por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Natal, entre outras.

“Obviamente, é em Fátima que se passa o essencial das celebrações, mas de alguma forma, Fátima não é apenas um espaço, é sobretudo uma mensagem”, explica o padre Vítor Coutinho, justificando a vontade de levar a celebração do centenário a “outros âmbitos espaciais”.

OC

Comentários