Pular para o conteúdo principal

FÁTIMA: SANTUÁRIO PREPARA PROGRAMA PARA RECEBER PEREGRINOS A 12 E 13 DE MAIO

Agência Ecclesia 10 de Maio de 2016, às 11:25      
Fatima.pt
Fatima.pt
Acolhimento da Imagem peregrina e consagração das dioceses a Nossa Senhora marcam peregrinação aniversária internacional

Fátima, Santarém, 09 mai 2016 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima afirmou que a instituição está preparada para acolher os peregrinos e celebrar da “melhor forma” uma “grande peregrinação” como a de 12 e 13 de maio.

O padre Carlos Cabecinhas disse aos jornalistas que para a peregrinação aniversária de maio, esta quinta e sexta-feira, pode esperar-se “antes de mais” uma estrutura montada para o acolhimento dos peregrinos numa “tentativa de acolher e responder” às suas solicitações.

“Também a expectativa que muitos sejam os peregrinos que aqui acorrem apesar das condições por vezes adversas do tempo, a nossa esperança é que sejam muitos”, acrescentou o reitor do Santuário de Fátima, após a celebração da dedicação do Altar no novo presbitério no Recinto de Oração.

Já esta quarta-feira os peregrinos a pé têm uma Eucaristia de acolhimento, pelas 18h30, na Basílica da Santíssima Trindade e para o dia seguinte está marcada uma Missa com a participação dos doentes, às 16h30, seguida de procissão eucarística no Recinto de Oração.

A peregrinação começa oficialmente com uma saudação a Nossa Senhora esta quinta-feira, pelas 18h30, na Capelinha das Aparições, e do programa destaca-se a recitação do rosário, seguido da procissão das velas, às 21h30.

Após este momento o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, preside à Eucaristia no novo altar do Recinto de Oração, “a primeira grande celebração do espaço”.

A peregrinação internacional nos dias 12 e 13 de maio tem o tema ‘O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador’ (Lc 1,47) e vai ter dois momentos de destaque: O acolhimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora que termina o périplo nacional pelas dioceses realizado no contexto do Centenário das Aparições em 2017.

O segundo momento da peregrinação é a consagração das 21 dioceses portuguesas a Nossa Senhora de Fátima, por D. Manuel Clemente, encerrando o périplo da Imagem Peregrina pelo país.

A peregrinação internacional de maio tem ainda associado uma programação cultural que acentua a dinâmica celebrativa no Santuário, como o Espetáculo Multidisciplinar ‘Fátima – O dia em que o Sol bailou’, desenvolvido pela ‘Vortice Dance Company’, com residência em Fátima.

A primeira apresentação do espetáculo, reservada às escolas e colégios de Fátima e Leiria, está marcada para as 14h30 do dia 11 de maio; a estreia está marcada para o dia 13 de maio, pelas 21h00, com repetição, dois dias depois, pelas 16h00, no grande auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

Os espetáculos nos dias 13 e 15 de maio são de entrada gratuita condicionada à capacidade do auditório.

A primeira peregrinação aniversária internacional de 2016 marca o início das grandes celebrações do último ano antes do centenário das aparições que vai ser celebrado em 2017.

Segundo o reitor do santuário, ao longo deste ano, para além de “uma grande qualidade celebrativa”, há um conjunto de outras ofertas, “nomeadamente de âmbito cultural, que vão premiando todo” o ano de peregrinação ao santuário.

CB/OC

Comentários