Pular para o conteúdo principal

LISBOA: PROCISSÃO MAIS ANTIGA DA CIDADE VOLTA À RUA ESTE DOMINGO


Agência Ecclesia 08 de Maio de 2016, às 08:36    
C.M. Lisboa
C.M. Lisboa
Presidente da República vai acompanhar percurso na capital portuguesa

Lisboa, 08 mai 2016 (Ecclesia) – A procissão mais antiga de Lisboa, dedicada a Nossa Senhora da Saúde, vai voltar este domingo às ruas da capital portuguesa, percorrendo os locais envolventes ao santuário da Mouraria.

A celebração, que se conclui com a bênção final no Largo Martim Moniz, junto à Capelinha da Nossa Senhora da Saúde, vai ser presidida pelo bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda.

O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que vai participar na procissão, que percorre várias ruas de Lisboa.

A celebração foi antecedida, como habitualmente, pela cerimónia de ‘investidura da venerável imagem’ de Nossa Senhora da Saúde, este ano delegada em Maria Cavaco Silva, antiga primeira-dama, por convite do presidente da República.

A procissão de Nossa Senhora da Saúde, a mais antiga de Lisboa, foi realizada pela primeira vez em 1570 na Mouraria.

A devoção começou quando os artilheiros de São Sebastião, que ocupavam a pequena ermida da Mouraria, fizeram um voto a Nossa Senhora para que terminasse a grande peste em Lisboa.

Além da imagem de Nossa Senhora, a procissão integra andores de Santo António e São Sebastião, bem como a imagem de São Jorge, acompanhados por membros dos três ramos das Forças Armadas e agentes da Policia de Segurança Pública.

OC

Comentários