Pular para o conteúdo principal

VEM, ESPÍRITO SANTO!

domtotal.com

Pentecostes marca a realização final da Páscoa. A promessa de Jesus cumpriu-se hoje.
A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo João 20, 19-23.
A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo João 20, 19-23.

Por Marcel Domergue*

Referências bíblicas

Missa de Vésperas

1ª leitura: "Foi chamada Babel, porque aí o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo" (Gênesis 11,1-9)
Salmo: 103(104) - R/ Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
2ª leitura: "O Espírito intercede em nosso favor com gemidos inefáveis". (Romanos 8,22-27)
Evangelho: "Aquele que crê em mim, rios de água viva jorrarão do seu interior". (João 7,37-39)

Missa do dia

1ª leitura: "Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas". (Atos 2,1-11)
Salmo: 103(104) - R/ Enviai vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.
2ª leitura: "A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum". (1 Cor 12,3-7.12-13)
Sequência: "Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz!"
Evangelho: "Soprou sobre eles e disse: 'Recebei o Espírito Santo'..." (João 20,19-23)


O Espírito Santo é criador

O Espírito foi quem fez voltar a vida a Israel (Ezequiel 37,1-14), e aos mortos, portanto. Ele foi quem fez aparecer a "terra seca", no final do dilúvio. Ele abriu o mar Vermelho e inspirou os profetas. E é Ele quem intercede por nós quando rezamos (Romanos 8,26).

Fez os discípulos falarem outras línguas, abolindo, portanto, as fronteiras e divisões. Construiu o corpo da Igreja (2ª leitura de domingo) e, por Ele, os homens podem perdoar os pecados (evangelho do dia). Mas vamos adiante, pois a liturgia não pode nos apresentar todos os textos. Entre outros, Ele presidiu a criação, mas foi pela Páscoa de Cristo que Ele se derramou sobre toda a carne, consumando e completando a obra de Deus.

Podemos, pois, perguntar: o que então o Espírito não fez? E é preciso responder: Ele fez tudo. Ele é a mão de Deus, "o dedo de Deus". E dá vontade de dizer: Ele é Deus, enquanto Deus age e se comunica... Mas os teólogos dirão: Não! O Espírito não é somente um aspecto de Deus; Ele não é nenhum "enquanto que". Mas deixemos esta difícil questão das "pessoas" divinas e procuremos ver, para nós, o que é o Espírito.

Deus se comunica

Em todos os tempos, se tem buscado compreender o que é Deus em Si mesmo, aquém e além - se assim podemos dizer - da criação. Um empreendimento perigoso! Só conhecemos Deus através da sua ação em nós e por meio de nós.

Quando Deus se apresentou a Moisés, deu-se a conhecer como o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, inserido, portanto, numa história que é aliança. Temos assim, por consequência, que Deus é relação, é comunicação. Jesus irá dizer: Pai, amor. Mas tudo isto, repito, é Deus para nós.

Quando buscamos saber quem é Ele em Si mesmo, só podemos dizer: Deus além de tudo, Deus indizível (veremos no domingo próximo o que significa Deus Trindade).

Ora, este Deus que se comunica e que, assim, cria o mundo é o Espírito. Compreendemos então que o fundo das coisas, o que faz os seres serem é a relação, a comunicação. E esta é também a verdade do homem. Daí o mandamento único: a caridade que, em nós, é fruto do Espírito. Então, é-nos mandado deixar que o Espírito dê seus frutos em nós.

O Espírito por toda parte, o Espírito em nós!

Notemos, no primeiro parágrafo, que o Espírito exerce, seja uma ação coletiva (o universo foi criado por Ele, Ele construiu o corpo, Ele unifica a humanidade, etc.), seja uma ação individual (Ele anima o crente, Ele é quem ora em cada um de nós, etc.). Seria superficial separar estes dois tipos de ação.

O homem completo é o homem uno, à imagem do Único. Esta unidade final é integração das diversidades, é intercâmbio e circulação disto que faz a diversidade. É uma unidade de riqueza e não de empobrecimento. O Espírito trabalha cada "pessoa", cada indivíduo, para criar nela esta abertura, esta atitude de comunicação, de comunhão.

Paulo insiste no fato de que os dons são diversos, mas são dons do único Espírito. O Espírito que me foi dado não é, pois, uma espécie de propriedade, algo que diga respeito somente a mim. Foi-me dado tendo em vista a construção do corpo que deve atingir a plenitude do seu tamanho; o tamanho do Cristo que preenche todo o universo. "Em nome do Espírito Santo" não se pode, pois, dividir; só se pode unir.

O Espírito de Cristo

O Espírito "procede do Pai e do Filho", mas é comunicado aos homens como fruto da "glorificação" do Cristo (João 7,39, narrativa do Pentecostes, etc.). Será que isto quer dizer que, antes, o Espírito não estava aí? Que não teria sido Ele a inspirar os profetas e as Escrituras? Claro que foi Ele. É a mesma coisa que dizer que o Cristo já estava aí desde o começo.

A vinda de Jesus é manifestação e a efetuação em nossa história (o cumprimento) de um mistério em ação desde a fundação do mundo. Mistério escondido, diz Paulo, agora revelado. O Espírito do Cristo de sempre, o Espírito filial que nos é dado para nos comunicar atitudes filiais e, por consequência, fraternais. Onde está o amor, aí está o Espírito. E, em todos os sentidos da palavra, o amor dá a vida. O Espírito é criador.


Sítio Croire, 13-05-2016.

*Marcel Domergue (+1922-2015), sacerdote jesuíta francês.

Comentários