Pular para o conteúdo principal

AMORES URBANOS


Por Charles Mascarenhas
Até quando dura a juventude? Ou melhor: há uma idade limite para que as pessoas ainda possam correr os riscos da vida?

Amores Urbanos, o primeiro longa metragem da diretora e roteirista Vera Egito (que trabalhou nos roteiros de À Deriva e Serra Pelada; foi assistente de direção em O Cheiro do Ralo; diretora de Elo e Espalhadas pelo Ar, curtas metragens selecionados para a Semana da Crítica no Festival de Cannes em 2009) trata do tema juventude, retratando a vida de três jovens em seus conflitos e relacionamentos.

Eles estão na faixa etária dos 30 e poucos anos, vivem no mesmo apartamento em São Paulo e dividem suas frustrações e alegrias. 
Julia (Maria Laura Nogueira) é uma publicitária que ainda não se encontrou profissionalmente, quer crescer na carreira de moda, mas não tem talento. Ela sofre a pressão dos pais para casar e dar um rumo na vida, mas mal sabem eles que casar é tudo o que ela mais deseja, mas os homens... ah! Os homens sempre a iludem. 

Thiago Pethit faz o papel de Diego, um rapaz que foi embora de casa depois que seus pais não aceitaram sua sexualidade, talvez por causa disso ele encontre nas noitadas, vivendo no êxtase, uma forma de aliviar a dor de ter sido expulso e rejeitado por quem deveria, no mínimo, dar amor e proteção.

Micaela (Renata Gaspar) é a personagem que tem um relacionamento conturbado com Eduarda, lésbica heteronormativa, que diz não haver necessidade em “assumir” seu romance com Micaela, pois ninguém precisa saber de sua sexualidade.

Dada as particularidades de cada um, as histórias são, em sua maioria, de conflitos amorosos, angústias e aventuras. A diretora desenvolve as frustrações de cada personagem, que ao atingirem 30 anos, muito do que planejaram não aconteceram, então, é preciso encarar os próprios dramas.

O filme diz muito da trajetória dos jovens atuais e entrou em cartaz no dia 19 de maio. veja o trailer aqui:

 
Charles Mascarenhas
Graduando em cinema e audiovisual pela PUC-Minas e estudante de cursos livres de teatro.

Comentários