Pular para o conteúdo principal

BRASIL CARECE DE UMA REFLEXÃO SÉRIA E APROFUNDADA

José Olímpio de Sousa Araújo*
Acho que o momento que vivemos no Brasil merece uma reflexão séria e aprofundada. Revisão de valores e atitudes. O que está ocorrendo são consequências e afunilamento de omissões e excessos seculares; sempre valorizamos o cômico, o conseguir mais fácil, a irresponsabilidade, a indiferença ao sofrimento alheio, o não nos inserir-na vida politica, cívica... Daria pra fazer um comentário amplo, um ensaio sociológico, se eu o soubesse.
O quero é lembrar que não podemos, não    devemos continuar na superficialidade e ingenuidade, apenas escutar e seguir sem nenhum filtro. Espero estarmos acordando como Nação, como Pátria, como País... Mas o nosso sistema sóciopolíticoeconômico é perverso, pecaminoso, e muito bem estruturado. E atua em muitas frentes, com muitos agentes, às vezes ostensiva, às vezes velada e sorrateiramente. Do contrário, já estaríamos vivendo etapas bem mais adiantadas da reconstrução nacional.
E não precisamos pleitear que se mate, que apodreça ninguém em cadeias... Nosso objetivo, nossa ação, devem ser, absolutamente cívicos, éticos, conscientes, cristãos.
Mas que  precisamos agir neste rico e promissor momento não há duvida. Que se busquem, prendam-se todos os corruptos, independente de partido, de ideologia e da época em que o crime tenha ocorrido. Sejam confiscados todos os valores roubados.
É, ao mesmo tempo, e não depois (depois de quê?), procedam-se as reforma. Estas são muitas, intensas, complicadas... Só alguns  exemplos de distorção: por que os parlamentares tem de ganhar sempre acima dos demais trabalhadores? Por que a desvalorização do serviço público (desaparelhado, mal gerenciado, ineficaz)? Por que os lucros exorbitantes? Por que o sacrifício pesa mais sobre o povão?
E tantas coisas, que eu não saberia discutir com propriedade...
Mas não tenho dúvida: é hora de o brasileiro penar, envolver-se, agir de modo consciente. Os estudantes, os professores, os intelectuais. As pessoas participarem comunitariamente. O povo deixar de ser massa de manobra de uma mídia a serviço de grupos insaciáveis pelo poder e pelo acúmulo de capital, em detrimento da  parcela maior.

*Coautor dos livros “Desenvolvendo a habilidade de escrever” e “Ortografia Atualizada” / Secretário da Academia Metropolitana de Fortaleza. / Radialista, produz e apresenta o “Minuto da Língua” (pela FM Universitária, 107,9).

Comentários