Pular para o conteúdo principal

BRITÂNICOS DECIDEM SE PERMANECEM NA UE

 domtotal.com
Os resultados oficiais serão conhecidos nesta sexta-feira (24), em Manchester.
Os resultados oficiais serão conhecidos nesta sexta-feira (24), em Manchester.

Os postos de votação no Reino Unido já estão abertos. Está sendo realizado hoje (23) oreferendo sobre a permanência do país na União Europeia (UE).

Os britânicos devem definir o destino do país respondendo à questão: "O que deve fazer o Reino Unido: permanecer na União Europeia ou sair da União Europeia?"

A Comissão Eleitoral informou à agência russa RIA Novosti que participarão da votação 46,5 milhões de pessoas, sendo 24,1 mil residentes em Gibraltar (território britânico na Espanha).

Inicialmente, os resultados das pesquisas mostravam que apoiadores e contrários à permanência da Grã-Bretanha no bloco tinham uma proporção de 50% por 50%. Entretanto, posteriormente, o número dos que eram a favor da saída cresceu de forma constante.

Às vésperas do referendo, os que apoiam a permanência na União Europeia intensificaram a campanha. Contra o Brexit - união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída, em inglês - estão membros do governo britânico e empresários que alertam sobre uma recessão iminente, aumento dos preços e dos impostos. 

Os apoiadores do Brexit acusaram os que se opõem à proposta de aterrorizar a população e de manipular a informação. A mídia já chamou o que está se desenvolvendo de "campanha de atemorização".

A apuração dos votos começa pouco depois do fechamento dos postos de votação, às 22h (horário local) ou 18h (horário de Brasília). Os primeiros resultados serão divulgados à noite. Os resultados oficiais serão conhecidos nesta sexta-feira (24), em Manchester.

Pesquisa

Pesquisa de intenção de voto do instituto Ipsos MORI apontou que 52% dos eleitores britânicos são a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, enquanto 48% querem a saída do bloco.

A libra avançou contra o dólar após a publicação da pesquisa, e atingiu uma máxima em seis meses, sendo negociada com alta de 1,2% no dia.

A pesquisa com 1.592 pessoas foi encomendada pelo jornal Evening Standard e ouviu os entrevistados na terça e na quarta-feira.


Agência Brasil/Reuters

Comentários