Pular para o conteúdo principal

MAIS DE CEM MIGRANTES SÃO INTERCEPTADOS NO MEDITERRÂNEO

 domtotal.com
Migrantes ilegais sentados no porto de Trípoli depois de serem resgatados.
Migrantes ilegais sentados no porto de Trípoli depois de serem resgatados.

A guarda costeira líbia interceptou nesta terça-feira 117 migrantes, inclusive seis mulheres grávidas, em frente à costa de Garaboulli, cidade situada 60 km a leste de Trípoli, informou uma autoridade.

"Os 117 migrantes, inclusive seis mulheres grávidas, que foram interceptados em frente à costa de Garaboulli, (...) foram transferidos a um porto de Trípoli", disse à AFP o coronel Ashraf al Badri.

Milhares de refugiados tentam todos os anos chegar à Europa a partir da Líbia, cujo litoral fica a apenas 300 km de distância, aproveitando-se do caos dominante no país norte-africano, desde a queda do ditador Muamar Kadhafi em 2011.

O chefe da missão de apoio das Nações Unidas na Líbia, Martin Kobler, lamentou nesta terça-feira, em um discurso no Conselho de Segurança da ONU, o número crescente de migrantes que morrem em alto-mar no Mediterrâneo, ao tentar chegar à Europa saindo da costa africana.

"Em um único dia, 26 de maio, 500 se afogaram em frente à costa líbia, inclusive 40 crianças. O número de migrantes que se afogaram aumentou 30% em relação ao ano passado", disse Kobler.

Desde 2014, mais de dez mil migrantes perderam a vida no Mediterrâneo tentando chegar à Europa, declarou nesta terça-feira, em Genebra, um porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).


AFP

Comentários