Pular para o conteúdo principal

PAPA DESAFIA PADRES A UMA «MISERICÓRDIA DINÂMICA» NO MUNDO


Agência Ecclesia 02 de Junho de 2016, às 12:46       

Francisco preside até sexta-feira ao Jubileu dos Sacerdotes
CTV
Cidade do Vaticano, 02 jun 2016 (Ecclesia) – O Papa iniciou hoje no Vaticano o Jubileu dos Sacerdotes desafiando-os à vivência de “uma misericórdia dinâmica que impele a agir no mundo”.

Durante a primeira sessão de exercícios espirituais para padres e seminaristas, inserida no Jubileu dos Sacerdotes, Francisco recordou que “nada une mais a Deus do que um ato de misericórdia” e que sem esta “tensão fecunda” a missão de todo e qualquer consagrado perde o seu sentido.

“Sem a misericórdia ou nos cremos justos como os fariseus ou nos afastamos como aqueles que não se sentem dignos. Nos dois casos, o nosso coração se endurece”, alertou o Papa argentino.

Na sua reflexão esta manhã, na Basílica Papa de São João de Latrão, Francisco sustentou ainda que “praticar a misericórdia faz experimentar a liberdade” e mais do que isso “a liberdade de Deus”.

Só quem a vive e a compreende verdadeiramente no seu coração percebe que “não se pode pensar a misericórdia sem pôr tudo em prática”, sem “passar do pessoal ao comunitário”, complementou.

Sobre as obras de misericórdia, o Papa recordou que é “a misericórdia” que põe “a miséria humana em contato com o coração de Deus”.

Daí que seja essencial uma Igreja Católica que todos os dias peça a “graça” de “praticar as obras de misericórdia em nome de Deus”, concluiu.

O Jubileu dos Sacerdotes, integrado no Ano Santo da Misericórdia que a Igreja Católica está a promover, vai prosseguir até esta sexta-feira, com o Papa a presidir a um conjunto de exercícios espirituais para sacerdotes e seminaristas.

JCP

Comentários