Pular para o conteúdo principal

PAPA NO ÂNGELUS: “QUEM É JESUS PARA CADA UM DE NÓS?”

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

A passagem do Evangelho deste domingo ( Lc 9,18-24) ainda nos chama mais uma vez para lidar com, por assim dizer, “face a face” com Jesus. Em raros momentos tranquilos quando está sozinho com seus discípulos ele pede-lhes: “As multidões, que eles dizem que eu sou?” (v 18).. E eles disseram: “João Batista; outros, Elias; outros um dos antigos profetas se levantou “(v. 19). Então, as pessoas tinham estimativas de Jesus e o consideravam um grande profeta, mas ele ainda não estava ciente de sua verdadeira identidade, ou seja, que Ele era o Messias, o Filho de Deus, enviado pelo Pai para a salvação de todos.

Jesus, então, está diretamente dirigido aos Apóstolos – porque é isso que mais lhe interessa – “Mas vós, quem dizeis que eu sou” e pergunta:. Imediatamente, em nome de todos, Pedro diz: “O Cristo de Deus”, isto é, (v 20).: Tu és o Messias, o Ungido de Deus, enviados por ele para salvar seu povo de acordo com a Aliança e a prometo. Então Jesus percebe que os Doze, e, em particular, Peter recebeu do Pai o dom da fé; e começamos a conversar com eles abertamente – de modo que o Evangelho diz: “abertamente” – do que o espera em Jerusalém: “O Filho do homem – diz ele – deve sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e o escribas, que fosse morto, e ressuscitar no terceiro dia “(v. 22).

Essas mesmas questões são propôs hoje a cada um de nós: “Quem é Jesus para os homens do nosso tempo?”. Mas o outro é mais importante: “Quem é Jesus para cada um de nós?”. Para mim, para você, para você, para você, para você …? Quem é Jesus para cada um de nós? Somos chamados a fazer a resposta de Pedro a nossa resposta, alegria professam que Jesus é o Filho de Deus, o Verbo eterno do Pai, que se tornou homem para redimir a humanidade, derramando sobre ele a abundância da misericórdia divina. O mundo tem mais do que nunca precisa de Cristo, de sua salvação, do seu amor misericordioso. Muitas pessoas se sentem um vazio em torno dele e dentro de si mesmo – talvez algumas vezes, nós também -; outros vivem em inquietação e insegurança por causa da insegurança e conflito. Todos nós precisamos de respostas adequadas às nossas perguntas, nossas perguntas concretas. Em Cristo, somente Nele, você pode encontrar a verdadeira paz eo cumprimento de toda aspiração humana. Jesus conhece o coração humano como nenhum outro. Para isso, pode ser a cura, dando vida e consolação.

Após a conclusão do diálogo com os apóstolos, Jesus se dirigiu a todos, dizendo: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (v 23).. Esta não é uma cruz ornamental, ou um cruzamento ideológica, mas a cruz da vida, é a cruz do dever, a cruz do sacrifício para os outros com amor – para os pais, para as crianças, para a família, para amigos, para os inimigos – a cruz da disponibilidade para a solidariedade com os pobres, a lutar por justiça e paz. Ao tomar esta atitude, estes cruzamentos, sempre perde alguma coisa. Nunca devemos esquecer que “quem perde a sua vida [de Cristo], esse a salvará” (v. 24). É um perder para ganhar. E nós lembramos todos os nossos irmãos que ainda postas em prática estas palavras de Jesus, que oferecem seu tempo, seu trabalho, seu esforço e até mesmo suas vidas para não negar a sua fé em Cristo. Jesus, através do Seu Espírito Santo nos dá a força para seguir em frente no caminho da fé e testemunho do que acreditamos; não dizer uma coisa e fazer outra. E desta forma sempre estamos perto de nós e vai antes da Senhora: vamos juntar as mãos para ela, quando cruzamos os momentos sombrios e difíceis.

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

Ontem, em Foggia, ele comemorou a beatificação de Maria Celeste Crostarosa freira, fundador da Ordem do Santíssimo Redentor.O novo Beato, pelo seu exemplo e a sua intercessão, nos ajude a trazer toda a nossa vida a Jesus, nosso Salvador.

Hoje, a Solenidade de Pentecostes de acordo com o calendário juliano seguido pela Igreja Ortodoxa, com a celebração Divina Liturgia começou em Creta em conselho pan-ortodoxa. Vamos nos unir em oração dos nossos irmãos ortodoxos, invocando o Espírito Santo para ajudar com seus presentes patriarcas, arcebispos e bispos reunidos em Concílio. E todos juntos orar a Nossa Senhora por todos os nossos irmãos ortodoxos. “Ave Maria …”

Amanhã é o Dia Mundial do Refugiado, promovido pelas Nações Unidas. O tema deste ano é ” Com refugiados. Nós estamos do lado daqueles forçados a fugir . ” Refugiados são pessoas como todos os outros, mas para que a guerra tem tirado casa, trabalho, parentes, amigos. Suas histórias e seus rostos chamar-nos a renovar o nosso compromisso de construir a paz na justiça. Para isso queremos estar com eles : conhecê-los, recebê-los, ouvi-los, para tornar-se um conjunto de pacificadores de acordo com a vontade de Deus.

Estendo a minha saudação a todos vós, romanos e peregrinos; em estudantes particulares do Oratório London School , os fiéis a Estocolmo e para as comunidades francófonos africanos da Itália. Saúdo os fiéis de Benevento, Gravina di Puglia, Corbetta e Cardano al Campo, assim como voluntários da prisão de Busto Arsizio e, através delas, os detidos. Saúdo também os grupos de ciclismo “ACRA” em Fermo, “Pedalando” de Roma e que de Codevigo, que carregam em torno das ruas de mensagens de solidariedade. Estes são bons! Eles são bons!

Desejo a todos um bom domingo; e, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!

Fonte: http://w2.vatican.va/

Comentários