Pular para o conteúdo principal

Tratamento Ecológico do Esgoto

Julio Jorge Lossio*
Foto do perfil de Julio Jorge Lossio
Se não tratarmos o esgoto, breve não teremos água para beber. O estado do saneamento básico no país é caótico. Dados oficiais apontam que, somente 46,2% da população brasileira tem acesso a esse saneamento e no Nordeste, 33,8% da população. O pior é que, desse esgoto produzido, somente 37,9% é tratado, por isso, jogamos diariamente nas águas brasileira 8 bilhões de litros de esgoto. Se não bastasse, as águas das fossas negras e dos esgotos a céu aberto, infiltram-se contaminando o lençol freático.

Como os níveis de governo não têm uma política de saneamento, menos de 10% do que arrecadam é investido na expansão da rede. Por esse descaso, tomando como base a população atual, o problema só seria resolvido, em 2125, ou seja, nunca, pois a população, daqui a 100 anos, quase que triplicará.
Produzimos dois tipos de esgoto: o de águas negras provenientes dos sanitários e o de águas cinzas, que vêm do banheiro e da cozinha.
A sociedade pode fazer sua parte, através do TEATAMENTO ECOLÓGICO DOS SISTEMAS DE ESGOTO, que pode ser executado, com parcerias públicas e/ou privadas. Exemplificando, o Rotary fez três projetos de Tratamento Ecológico de Esgotos, na comunidade Morro de Sandras, em Fortaleza.
O sistema para tratar o esgoto do sanitário (água negra) é construir uma BET, que é um tanque de alvenaria, com as paredes internas impermeabilizadas. No tanque, coloca-se lado a lado, pneus usados. Um tubo de PVC com 100mm, liga o sanitário, ao centro do espaço formado pelos pneus, onde os dejetos do sanitário serão despejados. Os pneus são recobertos com entulho de construção. Segue-se uma camada de brita e sobre esta, uma camada de areia grossa. A última camada é de areia adubada, para se plantar bananeiras e plantas hidrófilas. O tamanho da BET, é de um metro cúbico (1m3), para cada morador.
O sistema para tratar as águas cinzas (banheiro e cozinha) é o CÍRCULO DE BANANEIRAS. Para uma residência de 4 pessoas, constrói-se um cilindro de alvenaria, com um metro de diâmetro, por um metro de profundidade. Os tubos de PVC, do banheiro e da cozinha, são colocados no centro desses cilindros. Eles são preenchidos com folhas, galhos de árvore, madeira velha, etc. Ao redor planta-se bananeiras.
O custo de uma BET é o mesmo de uma fossa negra e nunca precisa ser esgotada. Cria uma área verde e um pomar em cada casa.
Veja os vídeos publicados no YouTube sobre o trabalho que o Rotary fez no Morro de Sandras:
https://www.youtube.com/watch?v=GFCa8176D3Y
https://www.youtube.com/watch?v=rTaAb9s6iM8
Temos que proteger o lençol freático e o meio ambiente, se não, brevemente, não teremos água para beber.

*Doutor e Livre Docente pela USP – Acadêmico da AMLEL 55-85-99981.8659/3264.90930 – julio@lossio.net

Comentários