Pular para o conteúdo principal

Aplicativo lista pontos para descarte correto de lixo

O DescarteInfo foi desenvolvido por estudantes de Ciências Ambientais da UFC. No sistema estão listados cerca de 160 pontos de coleta credenciados para descarte de materiais recicláveis em Fortaleza

Encontrar um local acessível e confiável para destinar a geladeira que não funciona mais, aquele sofá velho que não tem mais utilidade em casa ou mesmo uma simples bateria de celular ainda é um desafio para muita gente. Foi pensando em resolver problemas como esses que os universitários Cássia Liliane Cavalcante e Anderson Tavares idealizaram um aplicativo que orienta o descarte sustentável de resíduos e utensílios domésticos. 
DIVULGAÇÃO/UFC
Cássia Liliane e Anderson são os idealizadores do aplicativo

Em meio à rotina de aulas do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará (UFC), surgiu o DescarteInfo. A ferramenta mapeia pontos de coleta para o descarte de resíduos em diferentes áreas de Fortaleza, disponibilizando informações sobre os materiais recebidos em cada local, endereço, telefone e horário de funcionamento dos pontos, além da rota até cada ponto e a categorização de resíduos e utensílios. Cerca de 160 locais já foram cadastrados. Além de locais privados, estão listadas unidades de Ecopontos.

“Observamos que existiam vários pontos de coletas de diferentes resíduos, mas as informações estavam espalhadas em diferentes sites ou desatualizadas. Daí surgiu a ideia de mapear esses pontos e disponibilizá-los em um só local”, explica Cássia. Além dela e de Anderson, foram parceiros no projeto do aplicativo o programador Felipe Araújo e a colega de curso Ticiana Costa.

Ela conta que a bandeira do projeto é o incentivo ao uso racional dos recursos, o combate ao desperdício e a minimização dos resíduos gerados em todas as fases.

No aplicativo, o usuário pode selecionar os pontos de descarte por categorias — que compreendem celulares, cartuchos, eletrodomésticos, eletrônicos, embalagens de vidro e do tipo longa vida (como caixas de leite), entulho, restos de poda, garrafas PET, lâmpadas, livros, medicamentos, metais, móveis velhos, óleo e gordura residuais, papel, papelão, pilhas e baterias, plásticos, roupas, banners de lona, tampinhas de garrafas PET e cartões de plástico.

Futuro
Com a repercussão positiva que o projeto teve, a ideia é que, em breve, o DescarteInfo conte com novas funções, como dicas sobre descarte correto e avaliação dos pontos de coleta pelos usuários. “Também queremos firmar parcerias para possibilitar melhorias do aplicativo e usá-lo para gerar pesquisas e trabalhos acadêmicos”, diz a estudante Cássia Liliane.

Serviço

Como baixar o aplicativo
O DescarteInfo está disponível para download gratuito na GooglePlay (para celulares ou tablets com sistema operacional Android) e na App Store (para iPhones e iPads, que utilizam o sistema iOS).

Alguns pontos de descarte em Fortaleza (conforme listagem do aplicativo):

Eletrônicos
Etufor (Avenida dos Expedicionários, 5677, Vila União/ Telefone: 3452 9205)
 
Igreja do Senhor Jesus (Washington Soares, 7600, Messejana/ Telefone: 3274 6081)
 
Eletrodomésticos
Lar Amigos de Jesus (Ildefonso Albano, 3052, Dionísio Torres / Telefone: 3253 4082)
Emaús (rua Tomas Gonzaga, 226, Cristo Redentor /Telefones: 3282 2543/ 3286 5180)

Pilhas e baterias

Extra Montese (Rua Jorge Dumar, 2252/ Telefone: 3266 6201)


Ibyte Centro (Rua Liberato Barroso, 323/ Telefone: 4020 5000)
 
Lâmpadas

Leroy Merlin (Av. Sebastião de Abreu, Edson Queiroz/ Telefone: 0800 020 5376)


Hiper Bom Preço (Avenida Engenheiro Santana Júnior, 957, Papicu/ Telefone: 3466 4200)
 
Móveis Velhos
Ecoponto Bairro de Fátima
(Avenida Luciano Carneiro, 505/ Telefone: 3272 4925)

Ecoponto Varjota (Rua Meruoca, 190/ Telefone: 3272 4925)

Comentários