Pular para o conteúdo principal

Cinema: Coringa é destaque em duas novas produções audiovisuais

Um dos personagens mais icônicos da cultura pop, o Coringa ressurge com visual maduro. O vilão é destaque em duas novas produções audiovisuais: Esquadrão Suicida e Batman - a Piada Mortal

Rodrigo Borges
ESPECIAL PARA O POVO


De Londres


Você pode não ser fã de quadrinhos ou filmes de super-heróis, mas é praticamente impossível que não saiba quem é o Coringa. O vilão mais famoso das histórias do Batman é um dos mais conhecidos antagonistas da cultura pop e voltará com força neste segundo semestre por causa de duas obras: o filme Esquadrão Suicida e a animação Batman – A Piada Mortal.
O personagem será um coadjuvante de luxo – assim como o próprio Batman, interpretado por Ben Affleck – em Esquadrão Suicida, filme de David Ayer que tem estreia marcada no Brasil para 4 de agosto. Depois da bem-sucedida versão em Batman: O Cavaleiro das Trevas, filme de 2008 que rendeu um Oscar póstumo de ator coadjuvante a Heath Ledger, o Coringa voltará às telas interpretado por Jared Leto.

O longa leva aos cinemas a história do super grupo de vilões que fazem missões impossíveis para o governo justamente por serem descartáveis - a morte de qualquer um dos integrantes não significa uma perda importante. Coringa não faz parte do time, mas será apresentado para ter papel relevante no futuro do universo DC Comics no cinema. Coringa é uma espécie de criador e mentor da personagem Arlequina, esta, sim, uma personagem importante do filme, interpretada por Margot Robbie (O Lobo de Wall Street). Também está no elenco Will Smith, como o personagem Pistoleiro.

O Coringa de Leto será bastante diferente das versões já vistas tanto na famosa série de TV dos anos 1960, quanto nos filmes Batman (de 1989, interpretado por Jack Nicholson) e O Cavaleiro das Trevas (2008). Já se sabe que terá um visual tatuado, com dentes de metal e usará um carro tunado. O Palhaço do Crime, aparentemente, será uma espécie de “vilão-ostentação”. Mas suas tatuagens revelam uma referência importante: a letra utilizada para as risadas tatuadas no peito lembram Batman: A Piada Mortal, história clássica dos quadrinhos criada pelo lendário Alan Moore, ilustrada por Brian Bolland e publicada em 1988.
DIVULGAÇÃO
A animação Batman - A Piada Mortal será lançada no segundo semestre de 2016


Já Batman – A Piada Mortal chegará diretamente em DVD e Blu-ray, com recomendação para maiores de 18 anos, no dia 4 de agosto. A animação, como já mostrou seu trailer, é fiel à HQ, o que explica sua recomendação para maiores de idade. Trata-se de uma história violenta e com uma das versões mais descontroladas do Coringa. O desfecho da história, num confronto entre Batman e o vilão, é um momento clássico dos quadrinhos em todos os tempos.
A origem
O Coringa foi criado em 1940 e teve sua primeira aparição já na história do Batman. Por ser o vilão mais frequente das histórias do Homem-Morcego, acabou tornando-se extremamente popular. Sua origem nas histórias e sua criação são controversas, mas a versão mais aceita é que o personagem tornou-se a figura que ficou conhecida depois de cair em um tanque de produtos químicos. Sua criação é dividida entre Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane. E a aparição começou na edição 1 de Batman.

Goste ou não de quadrinhos e filmes de super-heróis, portanto, prepare-se. Dificilmente conseguirá escapar do mais famoso vilão das HQs neste segundo semestre. O Coringa vai perseguir você. E não se engane: ele conseguirá alcançar.
Rodrigo Borges é jornalista, e mora em Londres

O Povo

Comentários