Pular para o conteúdo principal

Confira as inovações da Fiat em seus 40 anos no Brasil

Há 14 anos líder de marcado, a Fiat celebra quatro décadas de Brasil com uma história marcada por vários pioneirismos.

1976 - Primeiros passos

Linha de produção da Fiat em 1976



Em 9 de julho, uma grande cerimônia inaugura a fábrica da Fiat em Betim (MG), longe do tradicional polo paulista de produção. Inicia-se a fabricanção do 147, estrela do Salão do Automóvel de 1976.


1979 - O desbravador

Fiat 147



O brasileiro ainda se acostumava às formas do 147 quando a Fiat fez dele o primeiro automóvel produzido em série no mundo movido a álcool. Não demorou muito para o pequenino ganhar um apelido: Cachacinha.


1984 - O ano do Uno

Fiat Uno



Desenhado por Giugiaro, o Uno tinha linhas singulares, que lhe renderam o singelo apelido de botinha ortopédica.


1990 - O pai dos 1.0

Fiat Uno MIlle



A redução de 50% no IPI para carros com motor de até 1litro fez a Fiat criar o Uno Mille, primeiro carro popular do país. Em nome da economia, o hatch dispensava itens como espelho retrovisor direito e até as saídas de ventilação nas laterais do painel.


1993 - Tecnologia de ponta

Fiat Tempra 16V



Além do belo design (realçado pela carroceria de duas portas) e do conforto acima dos padrões da marca, o Tempra 16V também é lembrado como o primeiro carro nacional com motor de quatro válvulas por cilindro.


1994 - Cadê o espirro?

Fiat Uno Turbo



O Uno Turbo foi o pioneiro entre os nacionais a sair de fábrica com turbocompressor. O motor 1.4 rendia 116 cv. Poucos meses depois, seria a vez de o Tempra Turbo seguir a mesma receita.


1996 - Imagem queimada 

Fiat Tipo



Importado desde 1993, o Tipo começa a ser feito no Brasil e torna-se o primeiro nacional com airbag (apenas motorista), emplacado só um dia antes do Chevrolet Vectra. Porém, uma falha causou vários incêndios, fazendo o hatch sair de cena no ano seguinte.


1999 - Criando tendências

Palio Weekend Adventure



Precursora das picapes leves com a 147 Pick-Up, em 1978, a Fiat levou a cabine estendida à Strada em 1999. No mesmo ano, a Palio Adventure deu início à onda dos aventureiros urbanos, com suspensão elevada e quebra-mato.


2001 - Na ponta

Fiat Palio



Os italianos quebram uma longa hegemonia da VW e assumem a liderança de vendas no Brasil, posto que ocupam até hoje.


2008 - Mordomia

Fiat Stilo Dualogic



A transmissão automatizada debuta com o Stilo Dualogic: uma central eletrônica acionava a embreagem para trocar as marchas. Parecia até uma câmbio automático – mas não era. A Volks lançaria sua versão (I-Motion) um ano depois.


2009 - Abre-te, sésamo

Fiat Strada Trekking CD



A Strada ganha uma inédita carroceria de cabine dupla. Quatro anos depois, seria a vez da terceira porta do lado direito, tipo suicida. A rival VW demorou a reagir: só lançou a Saveiro Cabine Dupla em 2014 – e sem a porta auxiliar, para facilitar o acesso ao banco de trás.


2014 - Parceria

Fábrica da FCA em Goiana (PE)



Início das operações da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) no Brasil. Em 2015, o grupo inaugura sua fábrica em Goiana (PE), de onde saem os modelos Fiat Toro e Jeep Renegade.

Redação O POVO Online

Comentários