Pular para o conteúdo principal

Livraria Escritores do Ceará

Quem escreve sabe que, para além do desafio de escrever, de criar enredos, de desenvolver personagens, de concatenar as histórias, de tecer poemas, está a dificuldade em publicar um livro.  
Ultrapassado o desafio de publicar um livro, cujo custo financeiro nunca é barato, eis que vem as dificuldades para fazer um lançamento de sucesso, com público e divulgação. Então passa-se à etapa da distribuição. Editoras são muitas e com excelente qualidade gráfica. A falha está na distribuição.  
Aí começa o martírio do escritor. Diga-se de passagem, o martírio do escritor independente.  
As grandes redes de livrarias não demonstram qualquer interesse em expor as obras de um autor independente, de lê-las ou mesmo indica-las. Raramente. E quando aceitam receber o livro desse escritor, não lhe conferem um lugar de destaque em suas prateleiras. Isso acontece em todo o Brasil, no Oiapoque ao Chuí. 
Aqui no Ceará, a coisa não é muito diferente. Você encontra livros de autores do mudo inteiro, de Bangladesh a Jacarta, de Moscou a Nova Iorque, do Sudão ao Alasca. Procure o livro de um autor cearense independente e dificilmente encontrará, a não ser os clássicos de José de Alencar e Rachel de Queiroz.  
Mostrando aguçada sensibilidade, o ex-governador e exímio poeta Gonzaga Mota, resolveu criar e montar a Livraria Escritores do Ceará, um espaço agradável e aconchegante destinado às obras escritas por autores cearenses. 
Na Livraria Escritores do Ceará encontramos livros de poemas, contos, literatura infantil, romance, haicais, cordéis .... Uma infinidade de universos literários enriquecida pela variedade de temas e de estilos que revelam a riqueza de nossa cultura, a fertilidade da produção literária contemporânea. É um mundo inteiro de literatura a desvendar.  
A literatura cearense contemporânea vem apresentando muitos autores novos, especialmente na seara do romance, uma nova geração desponta com temas e enredos instigantes, narrativas eloquentes e envolventes, que vão da ficção propriamente dita ao fantástico. Essa descoberta pode surpreender a muitos, tal qual a mim. 
Parabéns ao poeta Gonzaga Mota pela empreitada vanguardista e que, a partir dessa louvável iniciativa, surjam outras ideias e maneiras de valorizar e prestigiar a produção literária feita por escritores cearenses, que agora têm o seu espaço. 
A Livraria Escritores do Ceará aguarda os escritores e os leitores de braços abertos. Vale a pena conferir. 

Grecianny Carvalho Cordeiro 
Promotora de Justiça 

Comentários

  1. Isso mesmo! E vamos valorizar o que o nosso: cultura, autores, artistas locais. Que o ostracismo não traga obscuridade aos grandes escritores cearenses e às suas obras sejam de quaisquer gênero porque p mais relevante é a atitude de se valorizar, acreditar em seu potencial e semear sonhos por intermédio dos livros.

    ResponderExcluir
  2. Grande iniciativa deste economista , deste técnico. Politico que tanto fez pelo Brasil e pelo Ceará. E, agora livre, ou melhor, depois depois de tanto bom serviço prestado na esfera politicoafiminisrativa, com as mesmas limpas mãos, e mente iluminada dedica-se à valorização da arte, da literatura, da cultura, do escritor cearense.
    Aumenta em mim por você, permita-me, Professor Gonzaga Mota.
    Belos e pertinentea comentários, Grecianny e Angelica.

    ResponderExcluir
  3. Grande iniciativa deste economista , deste técnico. Politico que tanto fez pelo Brasil e pelo Ceará. E, agora livre, ou melhor, depois depois de tanto bom serviço prestado na esfera politicoafiminisrativa, com as mesmas limpas mãos, e mente iluminada dedica-se à valorização da arte, da literatura, da cultura, do escritor cearense.
    Aumenta em mim por você, permita-me, Professor Gonzaga Mota.
    Belos e pertinentea comentários, Grecianny e Angelica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário