Pular para o conteúdo principal

23 filmes de todo o mundo sobre Madre Teresa em festival prévio à canonização

(ACI).- De 26 a 29 de Cinema Internacional Madre Teresa (MTIFF), o qual contará com 23 filmes estrangeiros e nacionais em homenagem à Beata Madre Teresa de Calcutá, que será canonizada no próximo dia 4 de setembro no Vaticano.
agosto, será realizado na Índia o Festival de
O festival acontecerá em Calcutá, concretamente em Nandam, centro cultural dirigido pelo governo, e será inaugurado com um documentário americano intitulado “Madre Teresa”.
Segundo o diretor do festival, Sunil Lucas, será apresentado “o melhor e maior repertório de filmes e documentários realizados” sobre a vida da Beata e Prêmio Nobel da Paz de 1979. “O objetivo é difundir a mensagem da Madre Teresa ao mundo. Queremos divulgar e sensibilizar as pessoas”, disse Lucas a Press Trust of India.
Para o festival, os organizadores apresentarão 23 filmes dos quais dois serão estreias mundiais. Entre eles, haverá 7 filmes provenientes da Índia e os demais serão dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Espanha, Itália, Canadá e Japão.
Os dois filmes que estrearam mundialmente são: “Amar até doer” (Love till it hurts) das Irmãs Paulinas e “Memórias da Madre” (Memories of Mother) de um autor que vive em Londres.
A maioria dos filmes do festival são documentários. Entre eles se destacam “Convertendo-se em uma Santa” (Making of a Saint) e “Em nome dos pobres de Deus” (In the Name of God’s Poor), protagonizado pela filha de Charles Chaplin, Geraldine, representando a Madre Teresa.
Outro trabalho importante é dos diretores ganhadores dos prêmios Emmy, Ann e Jeannette Petrie, que filmaram “Madre Teresa: o legado” (Mother Teresa: The Legacy), filme oficial por ocasião da beatificação da Madre Teresa em Roma.
“Não há santo ou beato na história da Igreja Católica que tenha tido um festival internacional de filmes dedicados a ele ou a ela”, disse o sacerdote C.M. Paul, que dirigiu a primeira e segunda edição do festival.
Até então, foram realizadas quatro edições do Festival de Cinema Internacional Madre Teresa. A primeira aconteceu em 2003, imediatamente depois da sua beatificação; a segunda no 10º aniversário de sua morte em 2007; e a terceira ao completar 100 anos do seu nascimento em 2010. 
O Festival de Cinema Internacional Madre Teresa é organizado pelo capítulo indiano da SIGNIS, a Associação Católica de Comunicação.
Os filmes também serão projetados em outras cidades da Índia como: Deli, Bombaim, Chennai, Bangalore, Udaipur, Guwahati, Patna, Indore, Ranchi e quatro cidades de Kerala.
O festival também será realizado em 50 países, incluindo Reino Unido, Malásia, Irlanda, Itália, Austrália, Tailândia, Myanmar, Bangladesh, Sri Lanka e China.

Comentários