Pular para o conteúdo principal

A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Grecianny Carvalho Cordeiro*

No próximo dia 09 de agosto, terça-feira, no auditório 13 de Maio da Assembleia Legislativa, acontecerá o SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO: A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, em que figurará como palestrante a professora da Universidade de Lisboa, Claudia Vaz, e nos debates, Patrícia Aguiar, Talita dal Lago, Carmen Lúcia Dummar, e esta que ora vos escreve.

O evento tratará dos diversos papeis desempenhados pela mulher contemporânea na sociedade, nas mais variadas áreas: no empreendedorismo, no empresariado, na política, literatura, arte, Direito, jornalismo etc, de modo a que se possa refletir sobre a atuação efetiva e eficaz da mulher na construção da sociedade, aprendendo e compartilhando conhecimentos.

A professora Cláudia Vaz, Doutora em Ciências Sociais na especialidade de Antropologia, além de lecionar na Universidade de Lisboa, é ainda pesquisadora e coordenadora do Ser Mulher em Português, uma comunidade encarregada de unir o universo feminino entre os países de língua portuguesa, apoiadora e incentivadora das mulheres empreendedoras, conferindo-lhes inúmeras oportunidades para o aprendizado, informação e compartilhamento, por meio de uma comunidade networking denominada Adoro.Ser.Mulher.

Adoro.Ser.Mulher é uma comunidade que se define como uma apoiadora e motivadora do “Empreendedorismo Feminino em Portugal, PALOP, Brasil e Comunidades de língua portuguesa. A nossa missão principal é facilitar a vida profissional da mulher, para que tenha mais sucesso nos negócios, usufruindo de um lifestyle mais harmonioso e com mais tempo para a sua vida pessoal.”

A proposta do Simpósio é maravilhosa e muito benvinda, pois o complexo universo feminino, a exigir cada mais atribuições e responsabilidades, impõe à mulher a necessidade de uma constante atualização, troca de ideias, intercâmbio de conhecimentos, fundamentais aos enfrentamentos diários e constantes da mulher não apenas enquanto profissional mas também enquanto ser humano, um ser instigante e arguto, dicotômico por natureza: fortaleza e fraqueza, alegria e tristeza, proteção e combate, ousadia e cautela...

Por certo, o SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO: A MULHER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA será um sucesso de temática e de público, a versar sobre temáticas interessantes e atuais. E que venham outros.

Parabéns aos seus idealizadores e aos participantes que, indubitavelmente, extrairão e colherão desses eventos os mais doces e suculentos frutos.

*Promotora de Justiça

Comentários