Pular para o conteúdo principal

A vida das mulheres do mar: livro e exposição abordam o universo feminino da pesca artesanal em Fortaleza

O projeto “Sereias”, juntamente com o livro e a exposição, tem como objetivo contribuir para o reconhecimento e a conscientização das mulheres como pescadoras e para preservação e valorização da pesca artesanal

Foto: Divulgação
Dois eventos acontecem simultaneamente durante o mês de agosto e abordam a vida das mulheres dos mares do Ceará. O projeto “Sereias”, juntamente com o livro e a exposição, tem como intuito amplificar e contribuir para o reconhecimento e a conscientização das mulheres como pescadoras e para preservação e valorização da pesca artesanal como atividade geradora de renda e desenvolvimento sociocultural das comunidades alcançadas.
Exposição 
Cleomar, Márcia, Maria Cabelão e Sidnéia são algumas das mulheres pescadoras do litoral cearense que estão em cartaz na exposição “Sereias”, no Espaço Cultural Correios Fortaleza. Esse universo feminino da pesca artesanal ganha a publicação de um livro com lançamento às 17h30 do dia 24 de agosto (quarta-feira), no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza.

A exposição permanece em cartaz até 3 de setembro e mantém visitas guiadas gratuitas ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São 30 fotos captadas pelas lentes de Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho, além de vídeo documental do projeto, filmado pelo cineasta Tibico Brasil, com making of por Mika Holanda, curadoria das pesquisadoras associadas Angela Magalhães e Nadja Peregrino, expografia pelo designer Ademar Assaoka.
Já  no livro “Sereias”, as fotos de Fernanda e Sérgio se ampliam para um total de 80 imagens, reunidas na publicação de 162 páginas a outros registros, como as apresentações descritivas da dupla de curadoras e textos-poemas pela jornalista e fotógrafa Iana Soares sobre essas mulheres do mar, em edição com projeto gráfico também assinado por Assaoka. Mais que um simples catálogo da exposição “Sereias”, o livro remonta o detalhado apontamento sobre como iniciaram, desde 2011, os ensaios fotográficos e a minuciosa pesquisa antropológica em coleta de dados e informações visuais acerca dessas guerreiras, que desenvolvem a atividade da pescaria artesanal por quase todo litoral do Ceará (especialmente em Fortaleza, Acaraú, Canoa Quebrada, Redonda, Fortim e Cumbe), retirando das águas os sustentos, e se dividindo ainda nas funções de esposas, mães e donas de casa.

Após lançado, o livro “Sereias” também pode ser adquirido gratuitamente, nas visitações à exposição no Espaço Cultural Correios. Exemplares também serão destinados aos principais museus de arte, institutos de arte, bibliotecas municipais, escolas públicas das principais cidades do Ceará e aos parceiros apoiadores do projeto, como o Instituto Terra Mar e associações da Rede Tucum. O lançamento do livro “Sereias”, no CCBN-Fortaleza, faz parte ainda da programação do evento “Novos Olhares da Fotografia Contemporânea”, uma realização do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPCOM), com apoio do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), Funcap e CCBNB.
 

Serviço
Exposição “Sereias”
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza - Rua Senador Alencar, 38 – Centro
Data: até 3 de setembro

Lançamento do livro “Sereias”
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza (CCBNB-Fortaleza- Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza).
Data: 24 de agosto
Horário: 17h30
Informações: (85) 3464-3108

Comentários