Pular para o conteúdo principal

Aplicativo dá sugestões a médicos sobre tratamento da Hepatite C

Desenvolvido a partir da ideia de dois médicos cearenses, o aplicativo Trac-C é destinado a profissionais de saúde. A ferramenta ajuda na indicação de qual tipo de tratamento será receitado ao paciente com hepatite C

Um aplicativo para celular e tablet que contribui para o combate à hepatite C foi desenvolvido a partir da ideia de dois médicos do Ceará. Com a ajuda de informações obtidas por exames e outras colhidas com o paciente, o programa Trac-C sugere o tipo de medicamento e o tempo em que a droga será utilizada.  
O aplicativo, destinado a profissionais da saúde, está disponível para  download em equipamentos tanto do sistema operacional IOS quanto Android, de forma gratuita.
Com a ferramenta, o profissional que diagnostica e trata hepatite C (hepatologista, infectologista e gastroenterologista) pode ter suporte para informar o paciente.
Desenvolvido pelo gastroenterologista Sérgio Pessoa, ex-professor do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com o médico infectologista Érico Arruda, o aplicativo conecta informações dos pacientes para indicar o tipo de tratamento. “Esse aplicativo pega desde as informações dos exames, tanto as doenças pré-existentes e os hábitos dos pacientes”, descreve Pessoa.
A vantagem é que o sistema reduz a chance de erro do diagnóstico e do tratamento. A sugestão que o sistema oferece é baseada no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções, do Ministério da Saúde.
Em 2013, segundo Sérgio Pessoa, o percentual de pacientes com hepatite C que tomava as medicações e conseguia a cura alcançou 50%. Hoje, com a combinação das drogas, o número chega a 90%. “Os novos medicamentos praticamente não têm efeitos colaterais”, diz o médico.
A estimativa é que o tipo C seja responsável por até 700 mil mortes por ano no mundo. No Brasil, são registradas cerca de três mil mortes associadas à hepatite C, conforme o Ministério da Saúde. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra 8.040 novos casos de câncer de fígado ao ano. A doença é responsável por 31% a 50% dos transplantes em adultos.

O aplicativo

O desenvolvimento do aplicativo foi custeado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e pela Sociedade Brasileira de Hepatologia e Sociedade Brasileira de Infectologia, sendo executado pela empresa WDA Tecnologia e Inovação.


Para desenvolver a plataforma, os médicos levaram cerca de dez meses, entre desenvolver, enumerar e revisar as informações.
Hepatite C
Transmissão:
• Transfusão de sangue;
• Compartilhamento de material para uso de drogas, higiene pessoal ou para se fazer tatuagem ou piercing;
• Da mãe infectada para o filho durante a gravidez;
• Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (a transmissão sexual entre parceiros heterossexuais é pouco frequente. Porém, entre homens que fazem sexo com homens e na presença da infecção pelo HIV, a via sexual deve ser considerada)

FONTE: Ministério da Saúde

Comentários