Pular para o conteúdo principal

Cine Humberto Mauro recebe mostra que reflete sobre as múltiplas linguagens de novos cineastas

Cena do filme

Cena do filme "A Promessa", de Anna Kazejak.
Entre os dias 22 e 25 de agosto, a Fundação Clóvis Salgado recebe a 6ª edição da Mostra de Cinema Polonês, quando serão exibidos seis longas-metragens de ficção e seis curtas documentários que revelam a atual produção polonesa. Estarão em destaque novos talentos e obras produzidas entre 2012 e 2015. O Festival é uma realização conjunta da Fundação Clóvis Salgado, Instituto Polonês de Cinema, Embaixada da Polônia em Brasília, Agência Mañana e a Fundação de Cinema de Cracóvia.
Devido ao trabalho de diretores como Andrzej Wajda, Krzysztof Kieslowski, Jerzy Skolimowski e Roman Polanski o cinema polonês é considerado um dos mais expressivos do mundo, mas a produção de realizadores atuais ainda é pouco reconhecida no Brasil. "Queremos ampliar essa lista de diretores e apresentar outros nomes interessantes da nova geração, que estão produzindo filmes de impacto, ressonante e premiados neste novo século como: Jan Komasa, Tomasz Wasilewski, Bodo Kox e Tomasz Śliwiński," explica a co-curadora e produtora do Festival no Brasil, Ewa Zukrowska.
O Coordenador do Cine Humberto Mauro, Bruno Hilário, ressalta que essa é uma oportunidade única para o público conhecer esses filmes. "O Cinema Polonês tem uma contribuição significativa para a história do cinema, mas temos pouco acesso a ele, principalmente, à produção recente".
Entre os longas que serão exibidos, está o premiado Prédios Flutuantes, de Tomasz Wasilewski, que trata sobre o desejo proibido e a busca de identidade; a obra Moça do Armário, de Bodo Kox, que conta a história dos irmãos Jacek e Tomak e é considerada a melhor estreia do cinema polonês dos últimos anos; A nova geração que se comunica pelo Skype e Facebook está representada em A Promessa, de Anna Kazejak; O começo da carreira de um famoso cardiologista que, apesar da dura realidade comunista, revolucionou a medicina polonesa é contado no filme Deuses, de Lukasz Palkowski;  Em Jeziorak, o destaque é uma investigação sobre a morte de uma jovem mulher, e, por fim, Varsóvia 44, de Jan Komasa, aborda uma história universal sobre juventude e amor, tendo a guerra como plano de fundo.
Os curtas-documentários, com curadoria da Fundação de Cinema em Cracóvia –um dos organizadores mais antigos dos Festivais de cinema na Europa, dedicado a curtas e animação – também merecem destaque. O programa consiste em obras realizadas pelas melhores escolas de cinema na Polônia. Entre os títulos, estão: Nossa Maldição, de Tomasz Sliwinski, indicado ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem e O Objeto, de Paulina Skibínska, vencedor da Menção Especial no Festival de Sundance em 2015.
MOSTRA DE CINEMA POLONÊS
Data: 22 a 25 de agosto
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita (retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão)

Fundação Clóvis Salgado

Comentários